domingo, 08 de dezembro de 2019
03/12/2019 - 10:22

Roda de samba encerra as atividades do mês da Consciência Negra

Evento, no Mercado Público, também celebrou o Dia Nacional do Samba

Uma roda de samba, realizada no Mercado Público de Itajaí, neste domingo (1º), marcou o encerramento das atividades da campanha Itajaí Sem Racismo e do mês da Consciência Negra, programação coordenada pela Secretaria de Promoção da Cidadania. O espetáculo, com o grupo Filhos da Maria do Cais, também celebrou o Dia Nacional do Samba, comemorado em todo o país neste dia 02 de dezembro.

Ao longo de todo o mês de novembro, diversas atividades alusivas ao mês da Consciência Negra foram desenvolvidas no município de Itajaí na segunda edição da campanha Itajaí Sem Racismo, cujo objetivo é o de enaltecer a cultura afro-brasileira presente na cidade, além de promover o debate sobre o combate e a superação ao racismo. Nos últimos anos, o Prêmio Simeão, homenagem de valorização ao negro na sociedade itajaiense, marca o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

?No término da campanha, temos a certeza de que, neste ano, mais uma vez o saldo é positivo, pois conseguimos realizar várias ações voltadas ao enfrentamento do racismo. Também realizamos atividades abrangendo diversas expressões da cultura afro, como dança, música e religião, por exemplo, além de homenagens importantes a personalidades da nossa cidade, como a enfermeira Tânia Juçara da Silva Pereira, no Prêmio Simeão, e o Tributo à Negra Tereza, musicista ligada ao samba?, destaca Sara Ternes, diretora de Relações Temáticas da Secretaria de Promoção da Cidadania.

A edição 2019 da campanha Itajaí Sem Racismo, cujo tema foi ?Igualdade, a gente sente na pele?, contemplou, ainda, seminários, palestras, rodas de conversa e uma blitz educativa, além de inúmeras atividades específicas desenvolvidas com alunos da rede municipal de ensino. ?O saldo é positivo fundamentalmente porque conseguimos envolver diversas secretarias municipais, como Educação, Saúde e Cultura, além da parceria do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e de várias outras organizações sociais?, pontua Sara.

Sexta, 06 de dezembro de 2019
Vagas de emprego no Sine Itajai
Sexta, 06 de dezembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Sexta, 06 de dezembro de 2019
Vagas de empregos no SINE Itajaí
Quinta, 05 de dezembro de 2019
Novo presidente
Quinta, 05 de dezembro de 2019
Orçamento
Quinta, 05 de dezembro de 2019
Previdência, só em 2020
Quinta, 05 de dezembro de 2019
PM prende homem por tráfico de drogas em BC
Quinta, 05 de dezembro de 2019
PM prende homem por tráfico de drogas em BC
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros