quinta, 18 de abril de 2024
Geral
29/11/2019 | 19:03

Acibalc encabeça campanha em prol dos hospitais de Itajaí em parceria com a AMFRI e município

Com o intuito de sensibilizar a população e a classe empresarial para ajudar na manutenção dos serviços oferecidos pelo Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e Hospital Universitário Pequeno Anjo, a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), em parceria com a AMFRI e Prefeitura de Itajaí, lançou na manhã desta sexta-feira, 29, a “Campanha doar faz toda a diferença”. O evento contou com a participação de autoridades, imprensa e empresários.

A ideia da campanha surgiu no mês de setembro, quando representantes da Acibalc participaram de uma reunião promovida pela Amfri e direcionada à classe empresarial da região para promover uma mobilização em prol dos hospitais do município de Itajaí. Sensibilizada com a causa, a presidente da Acibalc, Maria Pissaia, sugeriu a criação de uma campanha para buscar recursos financeiros junto ao setor empresarial.

“Os hospitais atendem toda a região da AMFRI e a Acibalc está inserida nesta região também, por isso nada mais justo do que nos sensibilizarmos com a causa, já que a nossa entidade tem a missão de captar as demandas da sociedade e transformá-las em ações. Dependemos do funcionamento do Marieta e Pequeno Anjo para cuidarmos da saúde da região, inclusive de Balneário Camboriú e Camboriú. É compromisso de todas as associações empresariais e empresários estarem cientes disso e ajudarem a garantir o trabalho destes hospitais”, destaca a Presidente da Acibalc, Maria Pissaia.

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen atende os 11 municípios da região da AMFRI, o que representa 10% da população de Santa Catarina. Hoje é o principal centro de atendimento na cidade de Itajaí e região, tendo 90% dos seus atendimentos dirigidos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui habilitação para alta complexidade em várias especialidades e atua ainda como porta de entrada para atendimentos de Urgência e Emergência. Já o Hospital Universitário Pequeno Anjo atende crianças de zero a quinze anos em toda a região realizando mais de 40 mil atendimentos por ano. Ao todo, o hospital possui 206 funcionários, sendo que o corpo clínico é composto por 69 médicos de várias especialidades e conta ainda com 59 leitos de internação custeados pelo SUS.


Para o Prefeito Municipal de Itajaí, Volnei Morastoni, o objetivo da campanha é sensibilizar o setor empresarial. “Nós queremos despertar a solidariedade com uma ajuda a mais vinda da classe empresarial, das pessoas jurídicas e físicas, que podem doar valores para somar ao que já vem do setor público. Somos uma das regiões mais prósperas, com diversos setores da economia em crescimento e que podem despertar o ato humano de doar para uma causa como essa”, ressalta.


A Deputada Ana Paula da Silva aproveitou o momento para entregar os ofícios do encaminhamento de duas emendas parlamentares, que juntas somam o valor de R$400.000,00 para serem pagas aos dois hospitais. “Nós temos que, de fato, trazer para a iniciativa privada algumas das nossas necessidades, mas a saúde pública é dever do poder público municipal, estadual e federal. Com a campanha traremos informação para a sociedade organizada. As empresas na sua grande maioria não doam porque não sabem que podem doar, então o desafio dessa ação é fazer essa alternativa de chegada de recursos aos nossos hospitais com divulgação e comitê de visitas aos empresários locais”, salienta.


A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) disponibilizou as contas bancárias para a doação em seu site oficial. Os interessados em realizar a doação para os hospitais podem acessar o link: https://www.acibalc.com.br/noticia/campanha-em-prol-dos-hospitais-de-itajai. Para mais informações: (47) 3363-0700.

Doações ajudam na manutenção dos hospitais

As doações aos hospitais ajudarão, principalmente, na melhoria das tecnologias e equipamentos de diagnóstico para os pacientes, auxiliando ainda a diminuir o déficit financeiro das instituições. Com a campanha “Doar faz toda diferença”, a intenção é estimular a população a doar qualquer quantia diretamente aos hospitais através de depósito ou transferência bancária.

"Essa iniciativa é muito importante, pois precisamos dessas doações para manter o hospital funcionando tecnologicamente, atualizar equipamentos, comprar mobiliário novo, fazer reformas para melhorar os fluxos internos e dar conforto ao nosso paciente", explicou o diretor operacional do Marieta, Dan Iuri Cabreira.

Já o Hospital Universitário Pequeno Anjo, mantido pela Univali e o Instituto Santa Clara, realiza uma média de 4,5 mil atendimentos por mês e em torno de 320 internamentos mensais. "Hoje o Hospital tem um déficit financeiros em torno de R$ 370 mil mensais, porém não reduzimos serviços prestados à população. Por isso, essa campanha é muito importante para o hospital. A partir dessa iniciativa acredito que a gente consiga continuar na luta de manter um excelente atendimento, que é prestado para as crianças de toda a região", comentou o diretor Técnico do Hospital Universitário Pequeno Anjo, Felipe Cezar Pereira Santos.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS