quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/11/2019 | 15:21

Univali e Alicante serão parcerias em atividades de pesquisa e na prestação de serviços

Integrado ao programa institucional recém-lançado, o Univali Internacional, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) consolidou na terça-feira (19), um convênio com a Universidade de Alicante, da Espanha, por meio do Instituto Universitário Del Agua y de las Ciencias Ambientales (IUACA), para a cooperação em atividades relacionadas à pesquisa e à prestação de serviços de consultoria principalmente nas áreas de gestão de recursos hídricos e meio ambiente.

 

O termo foi firmado pelo reitor da Universidade de Alicante, professor Manuel Palomar Sanz, e pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, que nesta semana está na Europa acompanhado do diretor de Internacionalização da Universidade, professor Paulo Márcio Cruz. Eles, junto com representantes da equipe da Universidade, participam de negociações para a ampliação e formalização de parcerias, na Espanha e também na Itália.

A partir deste convênio será possível desenvolver em conjunto e no território brasileiro, assessoria e consultoria em questões técnicas, econômicas e jurídicas de gestão de recursos hídricos e meio ambiente, análise de impacto socioeconômico, de custo-benefício e estudos de viabilidade de projetos, de monitoramento da qualidade da água, processos de tratamento e purificação da água, de detecção, caracterização e métodos de eliminação de odores, além da utilização de metodologias para análise e modelagem hidrológica. As universidades também poderão promover juntas, cursos, pesquisas, análise e avaliação de projetos, treinamento de recursos humanos, levantamento de dados, o desenvolvimento de processos e produtos, montagem e conservação de acervos científico e cultural, entre outras tarefas compartilhadas.

A Univali e a Universidade de Alicante são parceiras há mais de duas décadas. A cooperação iniciou com a realização de pesquisas e troca de experiências e a oferta da dupla titulação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica. Neste ano uma comitiva da instituição espanhola visitou a Univali, de forma muito expressiva. Recentemente foi lançado o edital da dupla titulação equivalente do curso de graduação em Direito e, em breve, serão lançados outros seletivos para ingresso em outros 12 cursos de graduação com dupla titulação com Alicante, em diferentes áreas do conhecimento.

“Este convênio diferencia-se da maioria dos demais que já temos com instituições estrangeiras por contemplar inúmeras possibilidades de cooperação em pesquisa e serviços, para além do universo acadêmico, que podem resultar em uma série de melhorias e agregação de valor para os clientes de nossos serviços e toda a região", comenta o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univali, professor Rogério Corrêa.

O reitor da Univali ressalta que a ampliação da cooperação com Alicante e as oportunidades que se apresentam no exterior com universidades renomadas repercutirão resultados  e inovações para a comunidade acadêmica e externa. “Chancelamos a internacionalização como um dos principais eixos e legados desta gestão que, com este convênio, viabilizará ainda a realização de atividades que beneficiarão a comunidade e o meio ambiente", afirma Cechinel.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS