sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/11/2019 | 10:21

Professor da Univali descreve nova espécie de tubarão no Oceano Atlântico

O professor Paulo Ricardo Schwingel, do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e Pesqueiros (Leap) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), integrou o grupo que descreveu uma nova espécie de tubarão de profundidade, nomeada “Parmaturus angelae". A descrição, publicada na Copeia - revista científica internacional, da Sociedade Americana de Ictiologia e Herpetologia -, deu-se a partir da captura de dois exemplares da espécie em áreas profundas dos mares brasileiros, nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro.

 

Em Santa Catarina, o animal foi capturado no talude continental na profundidade de 600 metros e depositado na coleção do Leap, enquanto o segundo exemplar foi encontrado a 500 metros de profundidade na costa do estado do Rio de Janeiro e armazenado no Laboratório de Pesquisa e Elasmobrânquios da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Parmaturus angelae distingue-se por características como: origem da primeira barbatana dorsal anterior à barbatana pélvica, presença de crista caudal superior e inferior bem desenvolvida, dentículos laterais em forma de lágrima e falta de cúspides laterais, dentículos uniformemente espaçados e contagens vertebrais. A referida espécie é a segunda espécie do gênero relatada no Oceano Atlântico e apenas a terceira espécie fora da região do Indo-Oeste do Pacífico.

“Provavelmente, trata-se de um tubarão de habitat demersal-bentônico (área próxima do fundo oceânico), em profundidade em torno de 500 metros nas águas profundas do sul do Brasil, no sudoeste do Oceano Atlântico. Em caso de novas capturas, os estudos seguirão para a realização de análises e comparativos mais assertivos", afirma Schwingel.

A descrição completa está disponível aqui.

Sobre o Leap Univali

O Leap Univali desenvolve atividades de pesquisa e monitoramento da pesca marinha e de populações e comunidades aquáticas, costeiras e oceânicas. No laboratório também ocorrem atividades de análise da qualidade ambiental e gestão de bacias hidrográficas, bem como estudos da ictiofauna e carcinofauna de ambientes límnicos, estuarinos e marinhos. A equipe atua ainda na condução de estudos sobre impactos de atividades portuárias no meio aquático. Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Oceanografia, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental participam das atividades, sob coordenação dos professores Paulo Ricardo Schwingel e Rodrigo Cordeiro Mazzoleni.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS