terça, 19 de março de 2024
Geral
Foto: PMI
13/11/2019 | 12:32

Alterada a data para lançamento do livro sobre pessoa com deficiência

Marcada inicialmente para esta quarta-feira (13), o lançamento do livro “O Menino que Gostava de Girafas” foi transferido para segunda-feira (18). A obra foi escrita pelo professor de artes Everson Bertucci e ilustrada por 57 alunos dos quartos e quintos anos do Grupo Escolar Professora Maria Nilza Ferreira Evaristo, no bairro Espinheiros. O evento inicia às 19h na própria unidade. 

A obra literária, baseada na vida real de um morador de Itajaí com deficiência física, é resultado do projeto desenvolvido nas aulas de artes este ano, a partir da discussão sobre pessoas com deficiência.

“A partir do tema, todos da escola estiveram imersos no projeto com o intuito de levar mais conhecimento aos alunos e aos colaboradores, proporcionando melhor relação com as pessoas com deficiência na escola e também na sociedade em geral”, afirma o professor Everson.

A partir de curtas, médias e longas-metragens, os alunos puderam conhecer um pouco sobre o autismo, o nanismo, a síndrome de down e também sobre diversos tipos de deficiência física: pessoas que não têm movimento de uma perna ou de um braço ou ambos, pessoas que têm deficiência no rosto, ou até mesmo auditiva ou visual.

“Uma das ilustrações do livro foi feita por uma aluna nossa, que possui deficiência auditiva. Foi mais uma forma de demonstrarmos que deficientes somos todos nós em alguma área, mas que toda e qualquer pessoa pode desenvolver habilidades se forem trabalhadas de acordo com as suas limitações”, enfatizou o professor e autor do livro.

Sobre o livro

Everson Bertucci criou um texto literário em que o protagonista é um menino deficiente físico chamado João. A obra não tem como foco a deficiência do garoto e sim suas potencialidades. É um João que brinca, cria, desenha, é apaixonado por girafas, sonha, tem pesadelos e viaja pelo Brasil mostrando um pouco de cada região. Isso tudo criando suas rimas.

Foi por meio dessa imersão na temática e do texto, que os alunos foram convidados a criar desenhos para que o livro pudesse ser composto. O projeto resultou num livro em preto e branco em que cada criança que adquirir um exemplar pode colorir seu próprio desenho e os desenhos de seus colegas. E mesmo quem não teve um desenho selecionado para o livro, poderá interagir com o projeto colorindo as ilustrações dos amigos.

A primeira tiragem da obra conta com 1000 exemplares e foi publicada pela editora Traços e Capturas de Itajaí.

O personagem real que inspirou o texto

“O Menino que Gostava de Girafas” é inspirado na história real de um morador da cidade de Itajaí. João Leonardo de Souza - que inspirou essa história rimada - nasceu em 1985, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) aos dois anos de idade e perdeu parte da coordenação motora do lado direito do corpo.
Foi a vida desse João que foi o ponto de partida do projeto com o público infantil para que fosse possível conhecer outros tipos de deficiências e assim, talvez, fazer com que crianças com deficiência da sociedade atual não sofram os preconceitos e discriminações que o João sofreu quando criança.

Apesar da deficiência física, João superou as expectativas, os preconceitos que sofreu na infância e na adolescência, formou-se Gestor Ambiental e hoje é funcionário do Porto de Itajaí, onde trabalha há mais de sete anos.

Sobre o autor

Everson Bertucci nasceu em 1979, no Paraná, foi criado em Rondônia até 1999. Morou em São Paulo até 2017 e desde então vive em Santa Catarina. Formou-se jornalista, ator e professor. Atualmente leciona a disciplina de artes para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS