segunda, 18 de março de 2024
Geral
12/11/2019 | 17:54

Crianças do CAU realizam sessão de autógrafos e apresentam obras coletivas

As crianças da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) terão uma tarde literária, na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro. A partir das 14h, no auditório do bloco D1, no Campus Itajaí, haverá o lançamento dos livros desenvolvidos pelos grupos dos terceiros e quartos períodos, durante as aulas de Teatro, com direito a sessão de autógrafos do autores e performance teatral baseada nas histórias coletivas.

 

Ana Paula Beling, professora de Teatro do CAU, propôs o trabalho com o intuito de estreitar laços entre a literatura e o teatro. As atividades ocorreram no primeiro semestre deste ano, na disciplina de Laboratório de Movimento - Teatro, contemplando as crianças de 4 a 6 anos de idade. Inicialmente, a professora contou histórias e apresentou diversos livros infantis às crianças. Depois, num jogo em sala de aula, elas criaram histórias coletivas, em roda, divididas em grupos. Essas histórias foram então registradas e trabalhadas corporalmente e cenicamente. No desenrolar das aulas, os estudantes montaram quadros imagéticos das situações, dos personagens e das ações do enredo criado.  

“Elas mesmas escolheram as personagens e as situações que queriam representar, e fizeram desenhos para representar graficamente as histórias. Eu registrei todo o processo e essas fotografias compõem a ilustração dos livros", afirma a professora. Segundo Ana Paula, o processo foi coletivo e colaborativo, além de estar contemplado na ementa da “Expressão Corporal". As atividades fomentaram a criatividade, a imaginação, a relação de grupo, a propriocepção corporal e a relação do corpo com o espaço e com o outro, além de estimular a leitura e a valorização e o cuidado dos livros.

Na quinta-feira, serão lançados seis livros. São eles: "A menina e os cachorrinhos", "Uma história muito doida da menina que fugiu do 'pic'", "O homem solitário", "A Bruxa e a égua", "O fantasma que não gostava de crianças" e "Mundo Preto e Branco e Mundo Colorido". Alunos do Laboratório de Teatro do Ensino Fundamental 2, orientados pela mesma professora, farão uma performance teatral inspirados nas histórias dos livros. 

O evento é gratuito, reunirá alunos, professores e familiares das crianças.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS