quinta, 12 de dezembro de 2019
12/11/2019 - 17:54

Crianças do CAU realizam sessão de autógrafos e apresentam obras coletivas

Histórias dos livros foram criadas nas aulas de Teatro da Educação Infantil

As crianças da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) terão uma tarde literária, na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro. A partir das 14h, no auditório do bloco D1, no Campus Itajaí, haverá o lançamento dos livros desenvolvidos pelos grupos dos terceiros e quartos períodos, durante as aulas de Teatro, com direito a sessão de autógrafos do autores e performance teatral baseada nas histórias coletivas.

 

Ana Paula Beling, professora de Teatro do CAU, propôs o trabalho com o intuito de estreitar laços entre a literatura e o teatro. As atividades ocorreram no primeiro semestre deste ano, na disciplina de Laboratório de Movimento - Teatro, contemplando as crianças de 4 a 6 anos de idade. Inicialmente, a professora contou histórias e apresentou diversos livros infantis às crianças. Depois, num jogo em sala de aula, elas criaram histórias coletivas, em roda, divididas em grupos. Essas histórias foram então registradas e trabalhadas corporalmente e cenicamente. No desenrolar das aulas, os estudantes montaram quadros imagéticos das situações, dos personagens e das ações do enredo criado.  

?Elas mesmas escolheram as personagens e as situações que queriam representar, e fizeram desenhos para representar graficamente as histórias. Eu registrei todo o processo e essas fotografias compõem a ilustração dos livros", afirma a professora. Segundo Ana Paula, o processo foi coletivo e colaborativo, além de estar contemplado na ementa da ?Expressão Corporal". As atividades fomentaram a criatividade, a imaginação, a relação de grupo, a propriocepção corporal e a relação do corpo com o espaço e com o outro, além de estimular a leitura e a valorização e o cuidado dos livros.

Na quinta-feira, serão lançados seis livros. São eles: "A menina e os cachorrinhos", "Uma história muito doida da menina que fugiu do 'pic'", "O homem solitário", "A Bruxa e a égua", "O fantasma que não gostava de crianças" e "Mundo Preto e Branco e Mundo Colorido". Alunos do Laboratório de Teatro do Ensino Fundamental 2, orientados pela mesma professora, farão uma performance teatral inspirados nas histórias dos livros. 

O evento é gratuito, reunirá alunos, professores e familiares das crianças.

Segunda, 09 de dezembro de 2019
Combate à corrupção
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Governador Celso Ramos
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Divisão
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Enroscos
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Especialidades
Segunda, 09 de dezembro de 2019
Novidade, retorno e continuidade
Sexta, 06 de dezembro de 2019
Vagas de emprego no Sine Itajai
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros