sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/11/2019 | 10:26

Penha atinge marca inédita e registra mil castrações gratuitas prestadas pelo Vet Contêiner

Penha superou a castração número mil promovida pelo programa Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Saúde. Com a ação, coordenada pelo veterinário Michael Russi, a cidade atingiu não só este número inédito, mas também manteve média de 83 castrações mensais, projetando ampliar para até 120 a partir do ano que vem.

 

A gatinha Iara, da tutora Rosimeire Alves, recebeu a milésima castração, que foi celebrada pela equipe do programa no final de outubro. Rosimeire é moradora do Mariscal, onde está instalado o Vet Contêiner, comprado pela Administração Municipal, a fim de desencadear esse programa inédito de castração. 

 

O contêiner fica ao lado da Unidade Básica de Saúde do Mariscal, e desde a implantação do programa, há um ano, vem batendo recordes sucessivos. Segundo Michel, a equipe já chegou a castrar 130 animais em um mês, mantendo a média superior a 80, e por hora, o Mariscal é o bairro com maior número de animais castrados, até porque nessa comunidade a demanda era maior. 

 

Como a unidade é um contêiner, ela será deslocada a outros bairros nos próximos meses, mas Michael lamenta que ainda há moradores que agendam as cirurgias, e não comparecem – em torno de 30% dos casos, o que atrasa a possibilidade de a fila ser zerada. No Mariscal, essa fila, entretanto, está praticamente zerada, o que possibilitará que o serviço receba a autorização da secretária Regiane Basso para sua transferência.

 

Simultaneamente às castrações, Michael e equipe efetuaram palestras para todas as crianças do bairro, do pré-escolar ao quarto ano, abordando temas como guarda responsável dos animais de estimação,  zoonoses e bem-estar animal. O veterinário reforça que é preciso levar os bichinhos à castração no dia do agendamento, pois quem esquece toma o lugar de quem está aguardando na fila.  

 

Para se inscrever, os donos de cães e gatos devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro, e agendar a cirurgia. Apesar de estar no Mariscal, o atendimento vale para todo o município. “É uma agenda online, então assim que é inscrito no posto de saúde, já está no nosso sistema”, explica Russi. A partir do agendamento, os pedidos entram numa fila de espera, que é atendida por ordem de inscrição.

 

Cada animal das famílias cadastradas que procurarem o serviço terá uma consulta prévia na unidade móvel, para avaliação de saúde e possibilidade de receber a operação. Cães abandonados também poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize em cuidar do animal no pós-operatório.

 

A iniciativa do Vet Contêiner é pioneira na história de Penha, que através da Secretaria Municipal de Saúde, efetuou um cadastramento de animais domésticos do Município. O prefeito Aquiles da Costa informa que com esse projeto, coloca em prática a proposta de combate efetivo da superpopulação de animais domésticos por parte da Administração Municipal.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS