sábado, 23 de novembro de 2019
08/11/2019 - 11:47

Operação Novo Fardamento da Polícia Militar de Santa Catarina em fase de finalização

Reuniões, testes, troca de ideias, dedicação e muitas descobertas. Este tem sido o ritmo para os envolvidos na "Operação Novo Fardamento" nos últimos quatro meses. A iniciativa que uniu a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) ao Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) iniciou em julho e formou um pelotão de 13 estudantes das áreas de moda, design e engenharia. 

A missão da equipe selecionada pelo SCMC para atuar no projeto era desafiadora: desenvolver um novo modelo para o uniforme da PMSC. Entre os objetivos, o principal era o de modernizar o uniforme atual que, embora tenha passado por mudanças, ainda segue a modelagem da década de 1960. Desde o início, o trabalho foi desenvolvido com o compromisso de preservar a identidade visual e garantir o bem-estar do policial. A criação foi guiada por quatro pilares: identidade visual, tecnologia, conforto e design. Os participantes foram divididos em quatro equipes: Técnica de Engenharia Têxtil, Identidade Visual e dois grupos de Desenvolvimento de Produto.

A escolha dos participantes foi realizada através de uma criteriosa análise de portfólio dos candidatos. Um dos escolhidos foi Cássio Chaves, formado em Design de Moda pelo Senac, que considera a experiência única e, mesmo com a complexidade do desafio, sente-se privilegiado por fazer parte do projeto. ?É um sentimento de extrema gratidão, misturado a um senso de pertencimento, por estarmos fazendo parte da história de uma das instituições mais importantes do estado?, relata ele que foi um dos desenvolvedores de produto do ?Novo Fardamento?. 

O compartilhamento entre as instituições, profissionais e estudantes também estava entre os objetivos de trabalho, e de acordo com a estudante de Engenharia Têxtil da UFSC, Keyla Bicalho, foi atingido. ?Foi uma ótima experiência, tive a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos no curso, além de ter tido contato com estudantes incríveis de outras áreas como o pessoal da moda e design gráfico?.

A expectativa pela reação dos policiais toma conta do time de criadores. ?Se nossa proposta para o novo fardamento for aprovada, veremos nas ruas o resultado de todo nosso trabalho. Saber que fiz parte disso será algo sem igual?, confessa Hugo Mass, que logo se forma em Design de Produto pela FURB e fez parte do time de Identidade Visual. 

A equipe recebeu capacitação do SCMC e das empresas associadas com avançadas ferramentas para o desenvolvimento do projeto. A assessoria para a elaboração de protótipos e tecnologia específica ficou a cargo da Thomzen Bureau Créative, consultoria em pesquisa e criação de moda, que tem o especialista Rodrigo Zen no comando.  ?Penso que projetos como esse vão servir de plataforma para muitos outros projetos que o SCMC pode desenvolver com a comunidade, porque a moda e o design vão muito além das roupas que a gente vê nas vitrines, estão no nosso dia a dia, nas ruas, com as pessoas que lidamos todos os dias, e isso é importante, a gente enxergar moda não só como roupa de vitrine ou tendência, mas como uma forma de vestir e buscar melhorias para uma entidade como a Polícia Militar?, ressalta Rodrigo.

A ?Operação Novo Fardamento? está em fase final e tem previsão de ser apresentada no mês de novembro para o comando da PM, em Florianópolis.

 

O SCMC

Plataforma colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

 

Empresas associadas

Altenburg, Audaces, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Marisol, Meias LOA, Tecnoblu e Villa Têxtil.

 

Instituições de ensino parceiras

Católica de Santa Catarina, Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Sexta, 22 de novembro de 2019
VAGAS DISPONÍVEIS SINE DE ITAJAÍ
Sexta, 22 de novembro de 2019
Cresce o PIB de Santa Catarina
Sexta, 22 de novembro de 2019
Barrado na sabatina da Aresc
Sexta, 22 de novembro de 2019
PRF apreende 130kg de maconha na BR 101
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros