quarta, 13 de novembro de 2019
07/11/2019 - 11:47

Reservatório do Semasa em São Roque passa por reforma estrutural

O Semasa está executando mais uma etapa das obras que garantirão a segurança da comunidade de São Roque, no entorno da principal Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí. A reforma estrutural do reservatório de água tratada, chamado de ?R3?, vai reparar as fissuras encontradas no concreto, responsáveis por vazamentos. A reforma do reservatório se tornou necessária após o laudo da Defesa Civil solicitado pela autarquia no final do ano passado. O parecer apontou que os vazamentos na estrutura e a vegetação ao redor da construção poderiam causar futuros deslizamentos na região.  

Após tomar conhecimento da situação, a autarquia contratou um laudo técnico de empresa de engenharia, que diagnosticou as patologias na edificação. Tais anomalias foram ocasionadas por defeitos na camada de impermeabilização na área interna do reservatório. Estas falhas permitiram a infiltração de água tratada pelos poros do concreto. Outro fator relevante para a degradação da estrutura foi o cloro utilizado no tratamento da água. A presença do cloro causou a alcalinidade do concreto, permitindo o início do processo de corrosão do aço existente nas paredes e divisórias.

Na primeira etapa da reforma do R3, ocorreu a identificação das fissuras em uma das paredes do reservatório. Nessa fase houve também o tratamento das estruturas de aço que estavam descobertas pelo concreto ou próximas das rachaduras. O cronograma futuro prevê o conserto das rachaduras e a limpeza interna, para que possa ser feita a impermeabilização. O engenheiro químico do Semasa, José Adriano Kielling, explica que o produto utilizado para a impermeabilização será a poliamida. Esse composto será borrifado no interior do reservatório, criando uma camada de proteção com espessura média de três milímetros, fixada ao concreto. Este procedimento previne problemas estruturais futuros. 

O engenheiro também destaca a importância da unidade para a cidade de Itajaí: ?O R3 dá fôlego para a cidade de Itajaí, ou seja, é um dos lugares em que a gente reserva a água durante a madrugada para que ela seja consumida durante o dia, por isso a importância dele. Esta manutenção está sendo feita agora para que no futuro nós tenhamos maior segurança da água. Assim nós evitamos problemas com falta de água?.

Quarta, 13 de novembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Quarta, 13 de novembro de 2019
Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem
Terça, 12 de novembro de 2019
Ressorteio no Detran-SC
Terça, 12 de novembro de 2019
Segunda Instância
Terça, 12 de novembro de 2019
Dois lados
Terça, 12 de novembro de 2019
Presidente da Alesc
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros