quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/11/2019 | 18:29

Homens terão acolhimento especial durante o Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Itajaí está ampliando o acesso dos homens aos médicos urologistas durante este mês. A ação integra a campanha de prevenção do câncer de próstata “Novembro Azul” e tem como objetivo facilitar o acesso de pacientes com suspeita da doença a consultas especializadas. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas extras por semana no Centro Médico de Referência São Judas.

Será feito o acolhimento a homens acima de 50 anos com suspeita de câncer de próstata ou ainda para aqueles que apresentarem exames de toque retal ou PSA alterado - exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico; níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

O atendimento será nas segundas e quartas-feiras do mês de novembro no CMR São Judas, começando no dia 11. Se necessário, haverá atendimento de até 10 pessoas por dia com o médico urologista. A solicitação e o agendamento podem ser feitas diretamente na recepção da unidade, sem a necessidade de encaminhamento médico.

“Durante todo mês de novembro estaremos intensificando com os homens as ações preventivas sobre outros cânceres relacionados ao tabagismo, obesidade e consumo de bebidas alcoólicas. Também é o grupo com maior número de mortes por acidentes e homicídios”, ressalta o médico e responsável pela Saúde do Homem no município, Márcio Fossari.

Além das ações, todas as unidades básicas de saúde receberam decoração alusiva ao Novembro Azul e estão fornecendo orientações aos pacientes para prevenção do câncer de próstata – principal causa de morte entre homens atualmente no país. Também são repassadas dicas de saúde e cuidados: praticar exercícios físicos regularmente, evitar bebidas alcoólicas, não fumar, manter uma alimentação saudável e o peso adequado, bem como realizar consultas e exames periodicamente.

Mutirão no sábado

Outra iniciativa que tem apoio da Secretaria de Saúde e da Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças ocorre neste sábado (8) no ambulatório da Univali. Serão ofertadas 50 consultas de urologia para homens, incluindo realização de exame clínico e de PSA. O atendimento será feito por médico da Univali e do posto de saúde por ordem de chegada, a partir das 8h.

SAIBA MAIS:

O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Sinais e sintomas do câncer de próstata:
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Quais os fatores de risco?
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Como prevenir o câncer de próstata?
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer atividade física regularmente, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS