domingo, 31 de maio de 2020
06/11/2019 - 11:14

Começa a temporada de Terno de Reis em Navegantes

Neste sábado, dia 09, a partir das 20h30, começa a temporada de Terno de Reis em Navegantes. A secular tradição da cantoria terá uma apresentação durante as festividades da Festa das Comunidades que a Paróquia São Domingos de Gusmão e Nossa Senhora do Carmo realizam neste final de semana, nas dependências da Capela Nossa Senhora das Graças.

Dois grupos de terno de reis farão uma apresentação pública. É a primeira de um total de cinco apresentações patrocinadas pela Fundação Cultural de Navegantes por meio do Fundo Municipal de Cultura.

O Projeto do Professor Tarcísio Weise que concorreu no Edital Vilma Rebelo Mafra de Apoio a Cultura prevê cinco apresentações e mais um festival que vai se realizar conforme o calendário que segue:

09/11/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, Rua Manoel da Luz, Bairro Nossa Senhora das Graças;

29/11/2019, 21h, Salão Paroquial do Santuário, Santuário N. Sra dos Navegantes;

07/12/2019, 19h, Praça Central da Praia, Praça Manoel Evaldo Muller;

13/12/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, R. Orlando Ferreira, Igreja de Machados;

27/12/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, R. Erna Gaya, 364, Centro ? Capela São João.

28/12/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, Igreja Matriz Santa Paulina.

Em todas as datas o grupo Terno de Reis Estrela Guia de Navegantes se fará presente, além de grupos convidados de várias cidades de Santa Catarina.

As origens da tradição

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso açorianos e sobrevive graças a dedicação de pessoas que valorizam a tradição.
O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e depois de longa viagem chegam a Belém e ao menino prestam sua homenagem.

As Igrejas celebram este período como o tempo do Natal que vai de 25 de dezembro a 06 de janeiro.

Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite até altas horas da madrugada.
A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas, comidas e alguma doação. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida.

Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa terá sua vida e de seus familiares abençoada.

Em Navegantes, desde 2011, o Grupo Terno de Reis Estrela Guia reacendeu a tradição. Neste ano realizará sua nona temporada de visita às famílias, apresentações em celebrações litúrgicas e participação em festivais.

Em 2019 acontece o 5º Festival de Terno de Reis em Navegantes com a participação de grupos vindo de outras cidades de Santa Catarina.

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros