domingo, 17 de novembro de 2019
06/11/2019 - 11:14

Começa a temporada de Terno de Reis em Navegantes

Neste sábado, dia 09, a partir das 20h30, começa a temporada de Terno de Reis em Navegantes. A secular tradição da cantoria terá uma apresentação durante as festividades da Festa das Comunidades que a Paróquia São Domingos de Gusmão e Nossa Senhora do Carmo realizam neste final de semana, nas dependências da Capela Nossa Senhora das Graças.

Dois grupos de terno de reis farão uma apresentação pública. É a primeira de um total de cinco apresentações patrocinadas pela Fundação Cultural de Navegantes por meio do Fundo Municipal de Cultura.

O Projeto do Professor Tarcísio Weise que concorreu no Edital Vilma Rebelo Mafra de Apoio a Cultura prevê cinco apresentações e mais um festival que vai se realizar conforme o calendário que segue:

09/11/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, Rua Manoel da Luz, Bairro Nossa Senhora das Graças;

29/11/2019, 21h, Salão Paroquial do Santuário, Santuário N. Sra dos Navegantes;

07/12/2019, 19h, Praça Central da Praia, Praça Manoel Evaldo Muller;

13/12/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, R. Orlando Ferreira, Igreja de Machados;

27/12/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, R. Erna Gaya, 364, Centro ? Capela São João.

28/12/2019, 20h30, Salão de Festas da Igreja Católica, Igreja Matriz Santa Paulina.

Em todas as datas o grupo Terno de Reis Estrela Guia de Navegantes se fará presente, além de grupos convidados de várias cidades de Santa Catarina.

As origens da tradição

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso açorianos e sobrevive graças a dedicação de pessoas que valorizam a tradição.
O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e depois de longa viagem chegam a Belém e ao menino prestam sua homenagem.

As Igrejas celebram este período como o tempo do Natal que vai de 25 de dezembro a 06 de janeiro.

Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite até altas horas da madrugada.
A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas, comidas e alguma doação. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida.

Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa terá sua vida e de seus familiares abençoada.

Em Navegantes, desde 2011, o Grupo Terno de Reis Estrela Guia reacendeu a tradição. Neste ano realizará sua nona temporada de visita às famílias, apresentações em celebrações litúrgicas e participação em festivais.

Em 2019 acontece o 5º Festival de Terno de Reis em Navegantes com a participação de grupos vindo de outras cidades de Santa Catarina.

Quarta, 13 de novembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Quarta, 13 de novembro de 2019
Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros