quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/11/2019 | 17:48

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Amantes da literatura, escritores, estudantes de Letras e, ou, Artes Cênicas e pessoas interessadas em escrita podem se inscrever para a oficina de escrita criativa 'Soltando a Língua' do escritor pernambucano Marcelino Freire. Ministrada gratuitamente para a comunidade de Itajaí e região, a oficina será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro na Itajaí Criativa — Residência Artística. O escritor compartilhará dicas de como “desbloquear” e “enxugar” um texto, trabalhar a concisão, dar voz a uma ideia, criar um personagem, organizar um livro e valorizar o repertório e o vocabulário, independente do gênero literário.  As vagas são limitadas e estão abertas até 11 de novembro.

 

Realizada em três encontros, a oficina inicia em 14 de novembro das 19h às 22h. No dia 15, também é realizada das 19h às 22h. Já no último dia, 16, 'Soltando a Língua' será realizada entre 9h e 12h e entre 15h e 18h. Para realizar a inscrição, os interessados devem ser maiores de 16 anos e também devem enviar por e-mail: o nome completo, CPF, telefone para contato e uma carta de intenção respondendo as seguintes questões: Você já trabalha ou não com o ato da escrita? Conhece ou não o trabalho de Marcelino Freire? Por que você deseja participar da oficina? As informações podem ser enviadas para: jonatagoncalvess@gmail.com.  A lista dos selecionados será divulgada no dia 12 de novembro.

 

O ministrante da oficina, Marcelino Freire, é reconhecido por sua obra e já conquistou um prêmio Jabuti, em 2006, pelo livro Contos Negreiros. Nascido em 1968, em Sertânia (PE), ele já viveu no Recife (RE) e, atualmente, mora em São Paulo. O escritor traz em suas obras temáticas sociais do Brasil, o urbano, o caos de grandes centros e os diferentes lados do cotidiano. Seus contos se diferenciam pela oralidade específica, as rimas e o ritmo, o que tornam seu texto mais literatura que relato. Além disso, Freire escreve a partir das próprias experiências e trabalha com as diferentes possibilidades das palavras.

 

'Soltando a Língua' faz parte do Projeto "Amar é Crime", contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e que objetiva investigar a obra de Marcelino Freire para, a partir disto, montar um espetáculo em que são abordadas temáticas que envolvem, por exemplo, as mazelas sociais. A oficina conta com o apoio da Itajaí Criativa — Residência Artística e com o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, da Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS