sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/11/2019 | 16:47

Começa nesta segunda-feira (4) evento da Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento

Começa nesta segunda-feira (4) o 12º Knowledge Cities World Summit, encontro que vai reunir em Florianópolis alguns dos maiores especialistas do mundo em desenvolvimento de cidades. É a primeira vez que o KCWS é realizado no Brasil e esta edição vai reunir no Hotel Sesc Cacupé, entre os dias 4 e 7 de novembro, a academia, o governo, a sociedade e os empresários para debaterem como tornar a vida das pessoas melhor nas cidades e apresentar soluções para problemas históricos, como inclusão social, mobilidade e preservação do meio ambiente.

“É uma oportunidade para quem pensa, administra ou estuda os municípios”, diz a coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, Jamile Sabatini Marques. Segunda ela, o tema da conferência deste ano “Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento” significa que a tecnologia e a inovação devem ser aplicadas nas cidades, visando o desenvolvimento econômico, social e proteção aos ecossistemas, seguindo o conceito da ONU.

O KCWS é uma iniciativa da Fecomércio SC, com a correalização do Sebrae SC e do World Capital Institute (WCI), um think tank internacional que promove o entendimento e a aplicação do conhecimento como alavanca do desenvolvimento.

Programação intensa

Na segunda-feira (04/11) a cerimônia de abertura está marcada para às 9h e em seguida haverá a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City) às quatro Cidades do Conhecimento Mais Admiradas do Mundo. Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves(RS) são as únicas brasileiras a concorrer.

Estarão presentes alguns dos maiores especialistas estrangeiros no assunto, como os professores Tan Yigitcanlar, da Queensland University of Technology – QUT (Austrália), Francisco Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey –TEC (Mexico) e a consultora Cathy Garner, da Lancaster University (Reino Unido).

Nos dias 4 e 5 também serão realizados a série de Masterclasses, fórum que surgiu de um acordo de cooperação bilateral para a formação de uma ‘Australia-Brazil Smart City Research and Practice Network’ para promover e melhorar o bem-estar das comunidades urbanas. O objetivo é reunir especialistas ilustres de várias disciplinas e iniciar uma rede de intercâmbio contínuo de conhecimentos entre os dois países.

A programação prevê oito plenárias, conduzidas por 40 especialistas de renome nacional e internacional, sobre assuntos como: modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável. 

Confira aqui a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile.

No encerramento do KCWS, no dia 7 de novembro, haverá o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis: Sapiens Park, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). O objetivo é mostrar ao mundo o que a capital catarinense está fazendo para ter reconhecimento internacional de cidade inovadora e sustentável.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS