quarta, 13 de novembro de 2019
01/11/2019 - 16:25
Foto: Divulgação

Blues e jazz cigano são temas de workshow gratuito em Itajaí

2º Encontro da Guitarra Catarinense traz para a cidade Cristiano Ferreira e Mauro Albert no dia 7 de novembro
O blues e o jazz cigano ou jazz manouche estarão em debate na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, durante workshow gratuito em Itajaí. Para falar sobre o assunto, o 2º Encontro da Guitarra Catarinense traz a cidade dois especialistas: os músicos Cristiano Ferreira e Mauro Albert, de Florianópolis. O evento ocorre no auditório da Escola de Música Arte Sonora (Rua Amâncio Coelho, 72, Centro) e é aberto ao público.
 
Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, o 2º Encontro da Guitarra Catarinense tem como objetivo contribuir na formação dos músicos da cidade e valorizar a importância da guitarra na música popular. No evento, os convidados vão compartilhar suas experiências profissionais sobre o blues e o jazz manouche, bem como sobre o mercado musical. Os guitarristas são nomes de referência nestes estilos no Estado.
 
Este é o penúltimo workshow gratuito do projeto, destinado a estudantes e profissionais da música, além de amantes da guitarra e comunidade em geral. Após o bate-papo, haverá um pocket show com os músicos. O último encontro será no dia 26 de novembro com Eduardo Pimentel e Renato Pimentel.
 
Neste mês, também ocorre a última Jam Session do projeto, no sábado, dia 9 de novembro, no Sardinhas Bar & Bistrô (Avenida Ministro Victor Konder, 84, Centro). A Jam será aberta pelos músicos Micael Graciki, Luan Cavalleri, Rafael Vieira e Felipe Dias, a partir das 20h. Após as apresentações, o palco fica aberto para canjas do público.
 
O 2º Encontro da Guitarra Catarinense é uma realização da Escola de Música Arte Sonora e da MIGRA Produções Culturais. Tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da APM Terminal, e apoio da Fundação Cultural, Prefeitura de Itajaí, Sardinhas Bar & Bistrô e Al Fero Birrifico.
 
Mais informações pelo telefone (47) 2125-1513 ou site www.escolaartesonora.com.
 
Sobre os convidados:
 
O produtor e guitarrista Cristiano Ferreira está no cenário musical do blues há 25 anos. Começou a atuar musicalmente em Porto Alegre, onde definiu seu estilo de tocar. A predileção pelo blues o fez incorporar diferentes influências da música negra norte-americana. Há 15 anos reside em Florianópolis, onde iniciou sua carreira solo na cena instrumental. Tem ainda dois discos gravados e está em processo de composição do terceiro. Ferreira é também o idealizador do 1º Festival Confrailha do Blues, que ocorreu neste ano na Capital catarinense.
 
Mauro Albert é guitarrista, compositor e pesquisador. Gravou quatro álbuns com composições autorais dedicados ao jazz cigano em sua carreira. Considerado pela crítica especializada como um dos principais nomes do jazz manouche no Brasil. Desde 2014 é artista do selo Hot Club Records com sede em Oslo, Noruega. Referência no ensino do estilo no Brasil, realiza workshops e aulas para alunos de diversas partes do país e América Latina. Como colaborador da revista Guitar Player escreveu lições dedicada ao jazz cigano, pioneira no Brasil. Albert já dividiu o palco com nomes mundiais do jazz manouche como: Louis Plessier, Jon Larsen, Robin Nolan, Walter Coronda, Irene Ypenburg, Charles Frechette, Dario Napoli entre outros.
 
Confira os próximos encontros do projeto:
 
WORKSHOWS - 19h30 - Auditório da Escola de Música Arte Sonora
 
Data: 07/11
Convidados: Cristiano Ferreira e Mauro Albert
Tema: Blues e Jazz Manouche
 
Data: 26/11
Convidados: Eduardo Pimentel e Renato Pimentel
Tema: O Conceito de Guitarra em Diferentes Lugares do Mundo
 
JAM SESSIOM - 20h - Sardinhas Bar & Bistrô
 
Data: 9/11
Grupo de abertura: Micael Graciki (guitarra), Luan Cavalleri (piano), Felipe Dias (baixo) e Rafael Vieira (bateria)
Quarta, 13 de novembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Quarta, 13 de novembro de 2019
Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem
Terça, 12 de novembro de 2019
Ressorteio no Detran-SC
Terça, 12 de novembro de 2019
Segunda Instância
Terça, 12 de novembro de 2019
Dois lados
Terça, 12 de novembro de 2019
Presidente da Alesc
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros