quinta, 18 de abril de 2024
Geral
31/10/2019 | 11:06

Itajaí: Confira o funcionamento dos cemitérios e as orientações para o Finados

Para organizar o grande fluxo de pessoas nos cemitérios durante o feriado de Finados, neste sábado (02), a Secretaria de Obras modificará o horário de funcionamento e proibirá a entrada de veículos e ambulantes na Fazenda e no Espinheiros. Os dois cemitérios municipais estarão com os portões abertos para visitantes das 6h às 19h na sexta-feira (01) e no sábado (02). A administração funcionará em horário normal de sexta (1º) a domingo (03), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Na Fazenda, o trânsito de veículos será fechado na sexta (1º) e no feriado (02). Apenas vendedores ambulantes com alvará registrado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação serão permitidos no cemitério e seu entorno. Fiscais do município e agentes de trânsito e de endemias estarão durante todo o dia no local.

A Secretaria Municipal de Obras orienta a população para realizar a limpeza aos túmulos até a sexta-feira para evitar tumultos. Cerca de 25 mil litros de água estão disponíveis em cinco reservatórios distribuídos pelo cemitério da Fazenda para facilitar na limpeza.

Cuidados com a dengue
A Secretaria de Saúde também orienta eliminar os pontos com acúmulo de água, dar preferência a flores artificiais ou plantadas em vasos com terra e sem prato para aparar água, retirar as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores, descartar no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos, retirar suportes que represam água nas capelas para queima de velas e realizar a manutenção das floreiras de concreto com furos para permitir o escoamento da água.

Após o feriado de Finados, a equipe do Programa de Controle da Dengue fará uma varredura nos cemitérios do município para remoção de depósitos que acumulam água. A ação é necessária devido ao aumento da colocação de vasos e embalagens que podem ser tornar criadouros do mosquito. Este ano o cemitério da Fazenda já apresentou focos positivos.

Espinheiros recebeu melhorias na estrutura
O Cemitério Municipal do Espinheiros teve a sede administrativa ampliada para melhorar a estrutura dos atendimentos. Para aumentar a segurança, os muros do local foram elevados, as calçadas melhoradas e o local foi revitalizado.

Itajaí conta com dois cemitérios de administração e manutenção municipais nos bairros Fazenda e Espinheiros. Outros sete cemitérios são administrados pela Mitra Arquidiocesana e com sepultamentos e manutenção do Município de Itajaí: Itaipava, Quilômetro 12, Laranjeiras, Campeche, Brilhante I, Brilhante II e Limoeiro. E, ainda, dois particulares: Bosque das Palmeiras e Parque dos Crisântemos.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS