quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/10/2019 | 12:23

Mais de 3,3 mil pessoas comparecem às unidades de saúde para o Dia D de vacinação

O Dia D de vacinação contra o sarampo levou mais de 3,3 mil pessoas às unidades de saúde de Itajaí neste sábado (19). Foram aplicadas 928 doses contra o sarampo e 1.219 doses contra outras doenças. A campanha de imunização segue até o fim do mês para crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Município de Itajaí precisa vacinar 5.270 crianças na faixa etário alvo e 2.390 adultos de 25 a 29 anos contra o sarampo.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itajaí, grande parte das mais de mil crianças que compareceram às unidades neste sábado já estavam com a vacina em dia. Apenas 136 delas precisaram ser imunizadas contra o sarampo. Este foi o caso das pequenas Sofia, 7 anos, e Valentina, de 2 anos, que foram com a mãe Suelen Westphal na Unidade Básica de Saúde da Fazenda. As duas já estavam com as vacinas em dia.

“Eu trouxe para conferir a caderneta, porque mudou o calendário. Quando tem campanha de vacinação eu sempre trago elas para serem imunizadas. A da febre amarela elas fizeram logo que começou. É importante manter elas protegidas”, comenta Suelen.

A orientação da Vigilância Epidemiológica é que os pais compareçam com os filhos nas unidades para atualizar a caderneta. Os profissionais verificam o calendário vacinal e esclarecem dúvidas. Adultos até 49 anos também precisam se imunizar contra o sarampo.

“Pedimos que a população procure a unidade de saúde mais próxima e atualize sua caderneta. O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa. A vacina é a única forma de prevenção”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Ao longo do sábado, o público que esteve nas unidades pôde interagir com o personagem Zé Gotinha e ainda aproveitar as diversas atividades organizadas pelos profissionais de saúde. Entre elas: testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde bucal, sorteio de brindes, doação de plantas, atividades esportivas e recreação para crianças.

Mais de 660 preventivos realizados

Além da vacinação contra o sarampo, as unidades básicas de saúde aproveitaram o sábado (19) para promover o Dia D da campanha Outubro Rosa. As mulheres que compareceram aos postinhos receberam orientações para prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Também foram realizados 667 exames preventivos do colo do útero pelos enfermeiros e solicitadas 286 mamografias de rastreamento do câncer de mama.

Todas as unidades preparam mimos para receber as mulheres, como cenário para fotos, decoração temática, flores e lembranças personalizadas. “Ter visto o empenho, a dedicação, o carinho e o esforço da cada um para que tivéssemos um dia lindo como o que foi sábado, foi simplesmente emocionante. Só posso agradecer aos profissionais e as equipes pelo trabalho”, avalia a enfermeira supervisora da Saúde da Mulher, Luciane d’Ávila.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS