quinta, 14 de novembro de 2019
21/10/2019 - 12:22

Materiais recicláveis da 33ª Marejada serão reaproveitados pela indústria como matéria-prima

Central de Resíduos Sólidos realiza a separação de todo o lixo produzido na festa

Quem visita a 33ª Marejada logo se impressiona com a limpeza do evento. Não é para menos, com a política de sustentabilidade para redução do plástico descartável, a festa também tem a própria Central de Resíduos Sólidos. Diariamente os materiais são separados entre orgânicos, rejeitos e recicláveis para a destinação correta. A medida permitirá que os resíduos sejam reaproveitados pela indústria local como matéria-prima.

O cuidado com o lixo começa nos bastidores. A equipe de limpeza da festa passou por um treinamento para separar corretamente o lixo das mesas ? o objetivo é não misturar ou sujar os materiais potencialmente recicláveis. Nos restaurantes a separação também é uma exigência da organização da Marejada.

De dentro da festa, os materiais vão para a Central de Resíduos Sólidos, montada atrás do palco Sardinha na Brasa, e comandado pela Cooperativa dos Coletores de Material Reciclável (Cooperfoz). Lixo orgânico e rejeitos vão para o aterro sanitário. Já os resíduos recicláveis, após a separação pela equipe, são colocados em tonéis identificados e levados para a cooperativa.

Ao final desta edição da Marejada, a eficiente coleta seletiva do lixo vai permitir que os resíduos sólidos virem matéria-prima para a indústria local. A Cooperfoz tem uma parceria com empresas para devolver à cadeia produtiva os resíduos que seriam descartados ? é o que chamamos de economia circular.

?Desenvolvemos um plano para gerenciamento dos resíduos sólidos com o objetivo de potencializar o reaproveitamento dos materiais descartados na festa. Só irá para o lixo aquilo que realmente não puder ser reaproveitado. Além de todo o ganho ambiental, ainda contribuímos com a geração de emprego e renda para pessoas que trabalham com a reciclagem?, afirma a engenheira responsável pela Central de Resíduos, Audrey Nührich Ferrão Flamia. 

Quarta, 13 de novembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Quarta, 13 de novembro de 2019
Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem
Terça, 12 de novembro de 2019
Ressorteio no Detran-SC
Terça, 12 de novembro de 2019
Segunda Instância
Terça, 12 de novembro de 2019
Dois lados
Terça, 12 de novembro de 2019
Presidente da Alesc
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros