quinta, 14 de novembro de 2019
21/10/2019 - 12:16

75% dos brasileiros dão preferência a produtos de empresas responsáveis

Apesar da maioria estar consciente sobre o impacto ambiental do consumo, muitos têm dificuldade de implementar medidas sustentáveis no dia a dia

Uma pesquisa nacional apontou que 98% dos consumidores do país acreditam que o consumo inadequado ou excessivo dos recursos naturais do planeta gera impactos no meio ambiente, como mudanças climáticas, falta de água e poluição do ar. Apesar da conscientização, quase todos (97%) têm dificuldade em adotar práticas de consumo diferentes no dia a dia.

Os dados mostram que o brasileiro ainda é considerado um consumidor em transição: mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas com frequência aquém do necessário. Outros 29% são considerados conscientes e 13% são os pouco ou nada conscientes. Os dados são da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

A pesquisa mostrou que a origem do produto consumido importa para 75% os consumidores. A preferência é por itens fabricados por empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. Além disso, 53% diz que quer assegurar que a própria alimentação será mais saudável e 47% buscam segurança na qualidade do produto. 

?Embora muitos não consigam definir corretamente o que vem a ser o consumo consciente, a percepção em relação às próprias ações no dia a dia é positiva. Apesar disso, a pesquisa sugere que, sob alguns aspectos, essa autoimagem não corresponde totalmente à realidade?, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Entre as dificuldades mencionadas pelos entrevistados para a falta de hábitos mais responsáveis são alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%). Além disso, 30% reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo gerado e outros 30% enfrentam barreiras em engajar os vizinhos nessa prática.

Quarta, 13 de novembro de 2019
PM prende homem por furto em BC
Quarta, 13 de novembro de 2019
Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem
Terça, 12 de novembro de 2019
Ressorteio no Detran-SC
Terça, 12 de novembro de 2019
Segunda Instância
Terça, 12 de novembro de 2019
Dois lados
Terça, 12 de novembro de 2019
Presidente da Alesc
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros