sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/10/2019 | 17:35

Abertas as inscrições para o Selo Verde 2019

Estão abertas a partir de desta quinta-feira (17) as inscrições para a 2ª edição do Selo Verde. O programa, iniciativa do Município de Itajaí por meio do Instituto Cidade Sustentável, visa a destacar as ações sustentáveis desenvolvidas por empresas locais. A proposta da certificação é estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do reconhecimento de entidades públicas, empresas e organizações que realizam práticas socioambientais.

As inscrições devem ser feitas no site https://famai.itajai.sc.gov.br/selo-verde até 30 de novembro. No link, também está disponível o Regulamento do Selo Verde, a metodologia utilizada no processo e o passo a passo para que o empreendimento solicite a certificação, além do formulário próprio para inscrição.

O programa Selo Verde certificará as iniciativas de construções sustentáveis, contemplando a categoria Engenharia Civil – empreendimentos e projetos. Nesta categoria, serão avaliados os seguintes critérios: redução no consumo de energia elétrica e água; gerenciamento de resíduos sólidos; tratamentos de efluentes; sensibilização para os moradores em relação à sustentabilidade; áreas verdes; áreas permeáveis e acessibilidade.

Podem participar da certificação entidades da administração indireta, organizações privadas com fins lucrativos e organizações da sociedade civil. O projeto com a maior pontuação receberá o Selo Verde Destaque. Os demais participantes que atingirem mais de 60 pontos receberão o Selo Verde. A certificação será válida por dois anos para empreendimentos e de um ano para projetos.

Nesta edição, a comissão julgadora será formada pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), OAB Subseção Itajaí; Observatório Social de Itajaí (OSI); Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL); e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA).

Selo Verde 2018

Na primeira edição, realizada em 2018, o projeto vencedor foi o empreendimento Brava Hill Residence, que enfatizou o trabalho na redução de energia por meio do uso de placas solares. Também receberam o Selo Verde o projeto do Residencial Piemonte, certificado pelo transplante de árvores do local para o Centro Educacional Emílio Gazaniga Júnior, e o projeto do edifício Residencial Dourado do Mar, com aquecimento de água por meio de placas solares e reaproveitamento da água da chuva.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS