segunda, 21 de outubro de 2019
09/10/2019 - 10:15

Balneário Piçarras oferta gratuitamente testes rápidos de gravidez

A oferta de teste rápido de gravidez pelo SUS está inserida na estratégia da Rede Cegonha.

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que oferece gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o teste rápido de gravidez. Para ter acesso, basta procurar a UBS do bairro e conversar com a enfermeira responsável.

 

"Esse teste garante diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada. Além disso, favorece ações de planejamento para as mulheres com resultado negativo", detalha a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

 

A oferta de teste rápido de gravidez pelo SUS está inserida na estratégia da Rede Cegonha, que consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo bem como atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento.

 

"O intuito é que, em caso de teste positivo, os procedimentos de pré-natal sejam iniciados imediatamente, promovendo segurança, saúde e qualidade gestacional à mãe e ao bebê", complementa a coordenadora da Atenção Básica, Carolina Genovezzi.

 

Hoje, o Ministério da Saúde exige, no mínimo, a realização de seis consultas do pré-natal junto à UBS. "Infelizmente nem todas as gestantes cumprem com esse cronograma", lamentou Bruna. Atualmente há 181 mulheres grávidas no município.

 

Dados do Ministério da Saúde revelam ainda que em 2016 nasceram 354 crianças em Balneário Piçarras, número que se elevou para 380 em 2017 e ficou em 369 no ano de 2018.

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros