sábado, 20 de abril de 2024
Geral
08/10/2019 | 11:45

ESPETÁCULO É INSPIRADO NAS OBRAS DE NEIL HILBORN

Entre os dias 10 e 13 de outubro, Max Reinert apresentará um espetáculo inspirado nas obras de Neil Hilborn - artistanascido em Houston, Texas. Após a apresentação, o ator realizará uma roda de conversa com o público para falar sobre o processo de construção do espetáculo.  O evento faz parte da 3ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa. A primeira apresentação, realizada na quinta-feira, 10 de outubro, é reservada para os jovens do Instituto Crescer, já as apresentações realizadas nos dias 12 e 13 de outubro, às 20h, são abertas ao público. 

Neil Hilborn, artista que inspira a apresentação, seinteressou pela escrita criativa desde criança. Ele foi diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) na infância e com transtorno bipolar na faculdade. A poesia foi influenciadora da vida de Hilborn, que viu nela uma maneira de se expressar. Entre os escritos do artista, destaque para “spokenwords”, “Clatter” (2012) – seu primeiro livro e, especialmente, “OurNumberedDays” (2015) – segundo livro lançado, que abriga uma coleção de 45 poemas e apresenta algumas de suas poesias mais conhecidas, incluindo "Joey" e "OCD". Este último livro está no best-seller da Amazon, com mais de 50 mil cópias impressas. Em 2013, um vídeo do seu poema "OCD" (TOC) se tornou viral, gerando milhões de visualizações no YouTube.

Está é a terceira abertura de processo deste projeto. Em cada uma das etapas, os atores tiveram total liberdade para escolher os temas e os autores que foram trabalhados a cada momento. Buscamos nos aproximar, cada vez mais, dos jovens que tiveram acesso às apresentações, criando reverberações nos temas e na estética de cada etapa. Tem sido um grande momento de aprendizado para o grupo a possibilidade de construir um espetáculo ‘junto’ com o público” – enfatiza Reinert. 

A 3ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa dá continuidade ao objetivo das etapas anteriores do projeto que é o de oportunizar um espaço de arte, diálogo, formação, pesquisa de teatro e apresentações teatrais.As atividades seguem até dezembro. A 1 ª edição do Ocupação Itajaí Criativa foi realizada em 2018, ano em que foram atendidas cerca de 800 pessoas, entre professores, artistas e público em geral.

 

Téspis: história e pesquisa teatral

 

Não é à toa que o tema do Ocupação Itajaí Criativa de 2019 é formação e pesquisa em teatro. Ao longo dos seus mais de vinte anos, a Téspis, organizadora do projeto, tem desenvolvido pesquisas em teatro e aplicado os estudos na montagem de espetáculos. A pesquisa já é uma característica e um dos pilares mais importantes de sua base.

Em 2018, a Téspis foi tema da pesquisa de mestrado em teatro do jornalista e ator Jônata Gonçalves. O trabalho intitulado “A Inquieta Poética da Busca: um olhar sobre o corpo no corpo da Téspis Cia. de Teatro” apresenta a trajetória e as principais pesquisas da companhia teatral. A pesquisa está publicada em livro.

Neste ano, A Téspis Cia de Teatro completa 26 anos entre as companhias pioneiras de Itajaí, cidade referência no teatro catarinense. Fundada em 1993 por Denise da Luz e Max Reinert, nasceu com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, os quais também compartilha com atores e técnicos convidados. Ao longo dos anos, o grupo montou 22 peças, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, e conquistou mais de 40 prêmios.

Em Itajaí, mantém um dos importantes espaços culturais da cidade, a Itajaí Criativa – Residência Artística, e há 16 anos um curso de teatro permanente em que já passaram mais de três mil alunos. A Téspis possui ainda pesquisa sobre teatro de formas animadas, que utiliza nas montagens de espetáculos infantis, e o Laboratório Cena Contemporânea, em que discute dramaturgia brasileira.

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações de textos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais. As atividades da Itajaí Criativa 2019 também irão contribuir para mais uma pesquisa do grupo. De acordo com Denise, o projeto pretende dar seguimento à pesquisa sobre a corporeidade desenvolvida pela Téspis que em seus espetáculos, utiliza-se do corpo do ator-atriz como um potencial detentor e articulador de dramaturgia cênica.

Para saber mais sobre a Téspis, acesse: www.tespis.com.br.

 

Sobre Itajaí Criativa – Residência Artística

Itajaí Criativa – Residência Artística é um espaço de arte e cultura privado mantido pela Téspis Cia. de Teatro, que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários.

 

Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação, acesse: www.itajaicriativa.com.br.

 

O projeto Ocupação Itajaí Criativaserá realizado até dezembro, recebe patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS