sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/10/2019 | 09:29

Frutas e verduras orgânicas são inseridas na alimentação da Rede Municipal de Ensino

Mais de 40 mil refeições são distribuídas diariamente para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. O número pode impressionar pela quantidade, mas também chama a atenção pela qualidade de cada cardápio servido aos alunos. A partir desta quinta-feira (03), o município incluirá frutas e verduras orgânicas na alimentação escolar. O objetivo é aumentar ainda mais o valor nutricional das refeições oferecidas nas unidades de ensino. 

A alimentação é uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras, que auxilia na prevenção de doenças - principalmente o câncer. A Secretaria Municipal de Educação também aproveita a campanha Outubro Rosa para reforçar a importância de ingerir alimentos de qualidade desde a infância.

Os cardápios são preparados por nutricionistas da rede de acordo com a faixa etária: os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos recebem uma refeição por dia; os dos Centros de Educação em Tempo Integral (Cedins) recebem lanche e almoço; já os estudantes do Ensino Infantil ganham lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

O tomate possui licopeno, um importante antioxidante, que é aproveitado nos molhos; laranja e abacaxi são ricas em vitamina C; abóbora, cenoura e manga são importantes fontes de betacaroteno - que se converte em vitamina A; couve-flor, repolho e brócolis (ricos em isotiocianato e glicosinolatos, importantes compostos bioativos que podem diminuir os riscos de câncer); peixes e abacate (ricos em Ômega-3), entre outros.

“Todos esses alimentos estão presentes nos cardápios aplicados nas unidades de ensino no Município de Itajaí. Quinzenalmente os alunos recebem peixes nas refeições. Uma vez por mês oferecemos atum e uma vez por mês oferecemos pescada ou cação. Agora, vamos fornecer verduras e frutas orgânicas para agregar ainda mais valor nutricional às refeições”, enfatiza a nutricionista Regina Palm.

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas são alimentos indicados para a alimentação diária. Em contrapartida, deve ser evitado o consumo de alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos, cereais matinais, pizzas, embutidos, lasanhas e bebidas açucaradas.

Os cardápios são todos publicados no site da educação e podem ser consultados aqui.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS