quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/09/2019 | 17:15

Hackathon #DesenvolveSC busca soluções para seis serviços de Saúde e Educação

A edição deste ano do Hackathon #DesenvolveSC foi pensada para buscar soluções tecnológicas e serviços digitais nas áreas de Saúde e Educação. Na última semana, os técnicos das duas pastas apresentaram à equipe organizadora do evento algumas situações que poderiam ser melhoradas ou solucionadas com uso de estratégias ou ferramentas tecnológicas. Durante os dias do evento, 18, 19 e 20  de outubro, os participantes deverão se debruçar sobre estas situações e apresentar um produto tecnicamente viável para solucioná-las.

Na área da Educação, foram elencados os seguintes pontos: Transporte Escolar - mapeamento da distância da casa dos alunos que dependem do transporte até a escola e desenvolvimento de rotas eficientes de transporte; Novo Ensino Médio - estratégias de engajamento e de informações aos alunos para selecionarem as disciplinas adaptáveis aos currículos e Família na Escola - uso de mecanismos de aproximação e acompanhamento familiar na rotina escolar dos estudantes, primando pela manutenção de uma relação saudável e pela qualidade de ensino.

Já na área da Saúde, foram elencadas as seguintes situações: Absenteísmo em consultas e exames - o que provoca acúmulo de demandas e sobrecarga no sistema; Chamada do Samu para surdos - desenvolvimento de meios que facilitem o acionamento do Samu pelo público surdo, já que os chamados acontecem exclusivamente via ligação telefônica; Feedback no atendimento hospitalar - a ideia é que os pacientes possam avaliar o atendimento recebido dos profissionais da rede pública de saúde.

 A integrante da equipe organizadora do evento e gerente de Inovação do Governo da Secretaria de Estado da Administração, Luana Bayestorff, explica que os problemas foram levantados pelos técnicos e responsáveis das próprias secretarias de Saúde e Educação, de acordo com a realidade enfrentada em cada local. “A partir destas problemáticas, as equipes terão um fim de semana para trabalharem na busca de uma solução viável a estas questões. A ideia é trazer a inovação para dentro do Governo, nas ações de gestão ou na prestação dos serviços”, disse.

Servidores que atuam nas áreas apontadas como exemplos para o Hackathon gravaram vídeos detalhando as problemáticas enfrentadas. O material foi distribuído nas redes sociais das instituições que participam da organização do evento.

Ao final da competição, uma comissão julgará as melhores propostas. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e serviços como participação em programas de impulsionamento de startups, espaço virtual de armazenamento de dados e outros. A premiação vai até a terceira colocação.

O evento

A maratona é promovida pela Secretaria de Estado da Administração e pelo Ciasc em parceria com o grupo VIA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A comissão organizadora proporcionará durante o evento refeições, postos para desenvolvimento das ações e locais de descanso. As inscrições vão até o dia 11 de outubro pelo site: www.sc.gov.br/hackathon/


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS