sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/09/2019 | 10:11

Governo do Estado reforça caráter municipalista em abertura do Congresso de Prefeitos

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Trabalhar em parceria com as prefeituras em busca de realizar as melhores entregas para o cidadão. O chefe da Casa Civil, Douglas Borba, reforçou esse objetivo do Governo do Estado na abertura do 17º Congresso dos Prefeitos, evento organizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) na cidade de São José. Em seu discurso, Borba relembrou a criação da Central de Atendimento aos Municípios (CAM), responsável pela interlocução com as prefeituras de todo o Estado. 

“Desde o início do seu mandato, o governador Carlos Moisés tem se posicionado como um municipalista. A CAM é a porta de entrada dos anseios dos prefeitos e tem ajudado a solucionar diversos problemas”, enfatizou Borba. 

Entre as medidas concretas do municipalismo do Governo do Estado, Borba citou o compromisso de honrar os 108 convênios deixados para trás por administrações anteriores, que somam um montante de R$ 65 milhões. Reforçou ainda a intenção da administração estadual em honrar as emendas impositivas, que poderão injetar até R$ 260 milhões nas cidades catarinenses. 

Em relação a ações regionais, Borba relembrou as obras encaminhadas no Programa Novos Rumos, que vão acelerar o desenvolvimento regional de várias áreas de Santa Catarina: “Isso será feito com recursos próprios, sem deixar dívidas para quem assumir a gestão do Estado lá na frente”. 

Em âmbito nacional, o chefe da Casa Civil ressaltou o apoio do Governo do Estado a duas medidas que deverão trazer mais recursos para as cidades: a Reforma Tributária e o Novo Pacto Federativo. 

Logo após a fala do secretário, coube ao presidente da Fecam e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, fazer a abertura oficial do evento. Ele destacou a necessidade de expandir o processo de criação de consórcios para compras e realização de serviços em comum entre as prefeituras: “É uma solução inteligente, que traz economia e benefícios diretos ao cidadão”.

O 17º Congresso de Prefeitos ocorre até a quinta-feira, com palestras, painéis e feiras de Inovação. O governador Carlos Moisés participa nesta quarta-feira de dois painéis no período da tarde.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS