quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/09/2019 | 17:01

Setembro Amarelo: Use a Nutrição como aliada para combater a Depressão

A Depressão, apontada como mau do século 21 pela OMS, também é apontada por especialistas como o maior fator de risco para o suicídio. Por isso, é preciso combater os fatores que desencadeiam a depressão, e a nutrição pode ser uma grande aliada nesta luta.

A Coach nutricional Gabi Lodewijks revela como a nutrição pode ajudar a combater a depressão: "A depressão pode ser tratada de diversas formas, com o auxílio de médicos especialistas no assunto e também com a ajuda da nutrição. A alimentação pode ajudar a controlar a ansiedade, e até mesmo melhorar o humor. Um dos hormônios responsáveis por regular o nosso humor e que ajuda na sensação de saciedade é a serotonina, e quando estamos com baixos níveis desta substância,  podemos aumentá-la através da alimentação. No entanto, a alimentação não ira substituir nenhum tratamento com um médico especialista, mas pode ajudar a aliviar os sintomas”.


Distorções da autoimagem podem levar à Depressão

Gabi também aponta como um dos desencadeados da depressão a cobrança por corpos perfeitos e pela magreza, em parte fomentada pelas redes sociais: “a busca pela magreza excessiva tem sido muito prejudicial. As redes sociais não são as vilās mas podem sim contribuir quando se propagandeia determinado padrão de beleza que e difícil ser alcançado por todas. Logo vem a frustração, baixa auto estima, e o sentimento de rejeição etc. Existe muita pressão também para que as pessoas se mantenham magras, bonitas, perfeitas, etc. Existem alguns casos de mulheres que se suicidaram por conta de criticas e bullying relacionados ao seu corpo”.

Além de distorções da autoimagem, que estão conectadas a questões nutricionais, Gabi aponta que as causas para depressão podem ser várias: “o assunto é um tema complexo e vem sendo estudado por especialistas há décadas. A depressão pode ser desencadeada por problemas financeiros, traumas, tristeza profunda, problemas familiares, divórcio, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos, morte de um ente querido, doenças graves, bullying ou até mesmo chantagem emocional. A pessoa deprimida se sente cansada, sem energia, com mau humor, sem vontade de fazer nada, ansiedade”.


Alimentos que podem ajudar a combater a Depressão

Segundo a Coach nutricional, uma alimentação variada e consumindo alimentos que, podemos ter ótimos resultados: "importante incluir na alimentação todos os macronutrientes; proteína, carboidrato e gorduras boas. Alguns alimentos podem ajudar a diminuir os sintomas da depressão, como ovos, mel, leite e iogurte desnatado, oleaginosas, curcuma, frutos do mar, abacate, carne etc. Pessoas com sintomas depressivos precisam evitar alguns alimentos como açúcar refinado, fast food, cafeína, bebidas alcoólicas etc".
 
Gabi ressalta que além da alimentação e importante praticar alguma atividade física: “durante a pratica são liberados dois hormônios responsáveis pelo humor e as emoções: endorfina e dopamina. Algo em grupo ou caminhada com uma amiga, dança, ioga e pilates são ótimas opções para relaxar, descansar a mente, ocupar seu tempo com algum curso, diminuir e se possível evitar o estresse”.


Receita de panqueca anti-depressiva

Gabi ensina uma deliciosa receita para aumentar a serotonina e o triptofano no organismo

Panqueca de banana

1 banana
1 colher de aveia
Amêndoas trituradas
1 ovo
1 banana média

Modo de Preparo

Mexa tudo e coloque no liquidificador ate formar uma massa homogênea. Use uma frigideira anti-aderente e cozinhe a panqueca de cada lado, quando estiver pronta coloque um fiozinho de mel por cima e bom apetite.

Suco de acerola, goiaba, abacaxi e amora são ótimos também e você pode adicionar umas folhinhas de hortelã para ficar mais refrescante se gostar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS