quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/09/2019 | 09:50

Semana de prevenção da raiva inicia nesta segunda-feira (23)

A semana de prevenção da raiva terá início nesta segunda-feira (23) em Itajaí. As atividades serão promovidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e incluem ações educativas nas escolas, visitação dos alunos da rede municipal de ensino à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) e educação em saúde para população sobre a prevenção da doença na Praça Genésio Miranda Lins, na Beira-Rio, no bairro Fazenda. As atividades seguem até segunda-feira (30).

O Dia Mundial contra Raiva, comemorado em 28 de setembro, marca a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer mamífero, animal e humano. No Brasil, a raiva é mais conhecida por quem tem animal de estimação, por conta da vacinação.

A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos, como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A raiva não tem cura estabelecida (há apenas três casos de cura conhecidos no mundo, um deles no Brasil) e a única forma de prevenção é por meio da vacina.

Dia Mundial Contra Raiva

Além das atividades educativas durante a semana, a Vigilância Epidemiológica, através da Gerência de Controle de Zoonoses de Itajaí, promoverão uma ação de prevenção na praça da Beira-Rio, no Dia Mundial Contra Raiva, sábado (28), das 8h às 17h. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença e reforçar os cuidados necessários, em especial a vacinação contra raiva dos animais domésticos.

No dia, os moradores poderão participar de jogos educativos e roleta de perguntas e respostas com sorteio de brindes. Também será feita uma simulação de mordedura para orientar a comunidade a como proceder nestes casos. A equipe ainda entregará bandanas para a população que passar pelo local com seus animais de estimação.

Dados epidemiológicos

Segundo o banco dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram registrados 1073 notificações de atendimento antirrábico no ano de 2018 em Itajaí. Neste ano, de janeiro a agosto, o sistema já registra 849 notificações no município. Na maioria destas notificações os animais foram passíveis de observação durante 10 dias para verificar a presença da raiva.

Confira a programação detalhada da semana:

PALESTRAS:

Segunda-feira (23)
Local: E.B. Gaspar da Costa Moraes | Rodovia Osvaldo Reis, 54, Fazendinha
Horário: 9h e 16h

Terça-feira (24)
Local: E.B. Pedro Paulo Rebello | R. Eudoro Silveira, 620, São Vicente
Horário: 15h

Quarta-feira (25)
Local: C.E. Pedro Rizzi | Rua Agílio Cunha, 812, Cidade Nova
Horário: 9h

Local: E.B. Melvin Jones | R. Sebastião Romeu Soares, 640, Cordeiros
Horário: 14h

AÇÃO PREVENTIVA:

Sábado (28)
Local: Praça Genésio Miranda Lins | Av. Min. Victor Konder. Fazenda
Horário: 8h às 17h

VISITAS A UAPA:

Quinta-feira (26)
C.E. Pedro Rizzi e E.B. Pedro Paulo Rebello

Segunda-feira (30)
E.B. Gaspar da Costa Moraes e E.B. Melvin Jones


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS