quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/09/2019 | 11:30

Pássaro Australiano é registrado em Balneário Piçarras

No último domingo (15), por volta das 13h, foi feito um raro registro em Balneário Piçarras de uma ave típica do sul do Pacífico, mais especificamente da região da Austrália. O atobá australiano (morus serrator) foi avistado a cerca de 15 km da costa, pelo biólogo e ornitólogo Fernando Farias que captou a imagem da ave.

 

No Brasil, este é o primeiro registro da ave que chega a medir 1,7 metro de envergadura de asa. Fernando guiava um grupo de observadores de pássaros em alto mar quando encontrou e capturou as imagens do atobá australiano.

 

Segundo Fernando, é muito difícil dizer como a ave apareceu na região. "Provavelmente se perdeu por aqui porque está muito longe de onde se reproduz e se alimenta", conta.

 

As imagens da ave foram publicadas no site Wikiaves e se somou às 230 diferentes espécies de pássaros registrados em Balneário Piçarras. Em junho de 2016, outra ave rara em nossa região, também foi fotografada no município. A mariquita-de-perna-clara (setophaga striata), típica do nordeste dos Estados Unidos, foi registrada pela observadora local Danielle Garcia em seu quintal, sendo o primeiro registro da espécie no sul do Brasil.

 

O Brasil é o segundo país no mundo com maior diversidade de espécies e hoje conta com aproximadamente 40 mil observadores, com expectativa de chegar a 100 mil, até o final de 2020.

 

Nos últimos dois anos, a Secretaria de Turismo participa dos encontros do GT de Turismo da Costa Verde & Mar que incluem encontros sobre incentivo ao turismo de observação de pássaros e pretende, ainda este ano, realizar um evento que reúne observadores de pássaros para um roteiro de observação.

 

"Observadores tem buscado Balneário Piçarras para birdwatching principalmente grupos que buscam a prática em alto mar. E o incentivo a este tipo de turismo é uma possibilidade de gerar emprego e renda, além de promover a educação ambiental e conservação junto à comunidade", explica a Secretária de Turismo, Susan Corrêa.

 

Dois locais estão sendo trabalhados e divulgados para a prática de birdwatching em Balneário Piçarras, a Trilha Ecológica Morro do Quininho, na parte rural da cidade e a observação em alto mar de aves pelágicas.

 

Birdwatching

 

A Costa Verde & Mar é uma das referências no setor pela infinidade de espécies encontradas. A Região Turística possui por objetivo incentivar a prática do turismo de observação de aves possibilitando geração de emprego aliando a adoção de políticas públicas de conservação. Desde julho, a Costa Verde & Mar tem feito encontros do Grupo de Trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura para fomentar o tema em diversas cidades da região. Balneário Piçarras recebeu o encontro no último dia 17.

 

Foto: Fernando Farias


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS