sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/09/2019 | 11:12

Auriculoterapia é a nova opção oferecida pela Prefeitura à comunidade de Penha

As atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Penha têm diversificado as opções para atingir o maior número de pessoas da comunidade. Além da prática da auriculoterapia, iniciada neste mês de agosto na Academia da Saúde e em oito salas de espera da rede municipal de saúde, o NASF já registra presença de pelo menos 20 pessoas por dia na Praça do Quilombo, onde está a academia. Mas essas não são as únicas atividades.

De acordo com a secretária de Saúde, Regiane Basso, o NASF atualmente oferece atividades físicas, orientação psicológica, orientação nutricional e a auriculoterapia, entre outras opções. No Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança, o NAM, na Rua João Veríssimo da Silva, centro, concentram-se atendimentos das psicológicas e nutricionista – essas psicólogas também estão à disposição do NASF em outros espaços.

A auriculoterapia acontece na Academia da Saúde, na Praça do Quilombo, e é aplicada pela psicóloga com formação específica para essa atividade. Há ainda as professoras de educação física do NASF, as quais levam atividades físicas às várias unidades básicas de saúde (UBSs, ou postos de saúde), através do programa Agita Penha, desenvolvido pelo NASF, em dias e horários diversos.

Na Praça do Quilombo, a Academia da Saúde concentra ainda as atividades voltadas ao grupo de idosos. Já a auriculoterapia também será estendida nas UBSs, para gestantes, hipertensos, usuários de medicamentos psicoterápicos, entre outros. A enfermeira Débora Cabral Vieira, coordenadora da Atenção Básica na saúde pública de Penha, frisa que a ampliação das atividades vem acontecendo de maneira gradual.  

De acordo com Regiane e Débora, interessados em buscar o atendimento gratuito de auriculoterapia devem procurar as UBSs ou comparecer à Academia da Saúde, na Praça do Quilombo, para inscrição.

Saiba mais

A auriculoterapia é parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, ramo na especialidade da acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

A técnica consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS