quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/09/2019 | 15:24

Artistas de teatro montam peça em co-autoria com o público

"Histórias da Vida de um Certo Alguém” nasceu após pesquisa investigativa sobre a interatividade no teatro. Três artistas de Itajaí-SC pesquisam há meses a relação entre ator-palco-plateia e o resultado será apresentado pela primeira vez nesta sexta e sábado, dias 20 e 21 de setembro, às 20 horas, na Casa da Cultura Dide Brandão.

 

Enquanto que, em uma peça de teatro convencional os artistas já sabem o que vão encenar e o público assiste a tudo passivamente, neste espetáculo as pessoas da plateia ajudam a construir a narrativa.  Cabe ao público tomar as decisões que podem mudar completamente o rumo da história.

 

Com isso, os artistas responsáveis pelo projeto, Adriano Magalhães, Osmar Domingos e Maria Clara Riede Ferreira desejam promover uma experiência única e personalizada, provocando uma relação diferente entre plateia e artistas.

 

“A estrutura dramatúrgica somente se desenrola com a participação ativa dos participantes, que compartilham fragmentos de suas histórias, experienciam situações da vida dos demais e modificam e criam em conjunto a história da vida de alguém, que é real ou fictício”, acrescenta a proponente do projeto Maria Clara Riede Ferreira.

 

O espetáculo faz parte do projeto Teatro e Storytelling Interativo, Experimentações e Montagem de Espetáculo”, que iniciou há seis meses com pesquisa, experimentações e culmina nesta montagem. A iniciativa tem patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e isenção fiscal da empresa Brasfrigo.

 

SINOPSE:

Um convite chega, é para um evento com um objetivo claro: construir a linha do tempo da vida de alguém. No lugar muitas caixas, objetos antigos, de passados comuns e futuros possíveis. Várias histórias, de diversas origens, lembranças boas e ruins, sentimentos. Nada está pronto, falta o mais importante, o que é uma vida sem as experiências vividas? Uma atividade de cocriação, uma história que só vai existir com um pouco de cada um. Através do compartilhamento de histórias e da manipulação de objetos, sons, imagens e luz  descobrimos um certo alguém.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS