sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/09/2019 | 18:20

Itajaí implanta programa Busca Ativa para combater a exclusão escolar

Itajaí está implantando o programa Busca Ativa Escolar para combater a exclusão de crianças e adolescentes das escolas do município. A plataforma online e gratuita, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), vai reunir profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social para identificar casos de abandono escolar e promover ações para o retorno e permanência dos alunos na escola.

Por meio da Busca Ativa Escolar, Municípios e Estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. O objetivo do programa é combater a exclusão e possibilitar às crianças e aos adolescentes a chance de estar na escola, estudar e prosperar.

Para dar início ao projeto, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde e o Programa de Educação Permanente de Itajaí, começou nesta segunda-feira (16) a capacitar os agentes comunitários de saúde que irão atuar no programa. Até sexta-feira (19), os profissionais de todas as unidades básicas de saúde do município serão capacitados para usar a plataforma e para identificar possíveis casos de abandono escolar durante as visitas domiciliares de acompanhamento às famílias de seus territórios.

No curso, os servidores são orientados em como fazer a abordagem e análise das situações, bem como a cadastrar os casos na plataforma do programa Busca Ativa para que a Secretaria de Educação tome as providências necessárias, abordando as famílias e acionando os órgãos responsáveis. A intenção é identificar faltas escolares para tratamento de saúde, adolescentes que abandonaram a escola por gravidez e maternidade na adolescência, entre outros casos.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS