sexta, 19 de abril de 2024
Geral
03/09/2019 | 09:45

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Santa Catarina capacitam oficiais em Gestão Pública

Fotos: Casa Civil

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar ganharão um reforço na gestão e no planejamento estratégico das ações em Santa Catarina. Uma turma de 33 capitães começou o Curso de Comando e Estado-Maior nesta segunda-feira, 2, na Udesc, em Florianópolis. A abertura foi marcada pela palestra do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, especialista em Direito Público e professor de Direito Administrativo. 

Borba falou sobre os desafios e os planos do Governo de Santa Catarina para o futuro, apostando em integridade e transparência. Entre as prioridades está a melhoria da situação fiscal e da capacidade de investimento. “Começamos pelo corte de cargos e reestruturação de secretarias, revisão de contratos e implantação do Governo Sem Papel. Em seguida, criamos mecanismos de controle e compliance, aumentamos a proximidade com os municípios e miramos em investimentos estratégicos, a partir do Programa Novos Rumos, só para citar algumas das principais ações”, explicou. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Vieira, agradeceu o comprometimento do governador Carlos Moisés com a Segurança Pública e falou sobre as conquistas recentes da corporação, como a convocação de excedentes, liberação para contratação de empresa para capacitar oficiais, recursos para indenização de bombeiros comunitários e a cessão de terreno para construção do Laboratório de Ciências do Fogo, no Sapiens Parque, na Capital. 

Para o futuro, o objetivo é deixar Santa Catarina ainda mais inovadora e segura para investimentos, conforme o chefe da Casa Civil. Outra meta é ter a melhor gestão pública estadual do Brasil, com profissionais técnicos e qualificados. “Quando falamos em inovação, não nos referimos apenas à tecnologia. Falamos de empreendedorismo. Inovar é buscar soluções para a sua área. Vocês terão grandes responsabilidades de gestão do serviço público e, entre as funções, está pensar em maneiras de fazer mais com menos”, disse Borba, aos alunos.

Aperfeiçoamento em gestão pública

A abertura do curso ainda contou com a presença do subcomandante do Corpo de Bombeiros, Ricardo Steil, do chefe do Estado-Maior, Charles Fabiano Acordi, do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, entre outras autoridades. 

O curso termina em 20 de dezembro é desenvolvido pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Udesc. Os oficiais tornam-se especialistas em Gestão Pública com ênfase na Atividade de Bombeiro Militar e saem aptos a assessorar diretamente os comandantes nos processos de planejamento, doutrina de emprego, controle, análise de problemas e tomada de decisão. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS