terça, 16 de abril de 2024
Geral
30/08/2019 | 17:19

Balneário Camboriú tem conceito máximo no Mapa do Turismo Brasileiro

Balneário Camboriú foi classificada como categoria “A” no turismo, segundo o novo Mapa do Turismo Brasileiro divulgado nesta semana no Diário Oficial da União, pelo Ministério do Turismo (Mtur). A avaliação se dá por meio de um acompanhamento no desempenho das economias turísticas locais e refere-se ao período 2019-2021.

A categorização no mapa define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, além da priorização de investimentos por programas da Mtur, que incluem ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, levando em consideração as características da demanda e vocação turística.

A avaliação é feita bienalmente. Na pesquisa anterior, referente ao período 2017-2019, o município também recebeu o conceito máximo no mapa. Neste ano, novos critérios foram estabelecidos pela Mtur, mas a cidade continuou na categoria.

“Permanecer nessa categoria é um grande desafio, pois a cidade deve cumprir rigorosamente todos os quesitos para dar continuidade a esse grau maior. Então, é uma satisfação muito grande a gente ter recebido do Ministério do Turismo novamente a categoria A”, diz o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky.

Balneário Camboriú foi avaliada com a região turística do consórcio intermunicipal de turismo Costa Verde & Mar (Citmar), composto por outras nove cidades. Em território nacional, 2.694 cidades e 333 regiões foram avaliadas entre as categorias que vão de “A” a “E”.

O mapeamento é realizado pelos Órgãos Oficiais de Turismo dos Estados e do Distrito Federal por meio da realização de oficinas regionais e/ou estaduais. Após a validação, o Município recebe um certificado do Ministério do Turismo que pode ser acessado pelo mapa interativo, no link mapa.turismo.gov.br.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS