quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/08/2019 | 09:59

Mexilhões cultivados em Porto Belo estão liberados para o consumo

Foto: Divulgação / Arquivo / Epagri 

Os cultivos de mexilhões, vieiras e berbigões do município de Porto Belo estão desinterditados. Nesta terça-feira, 27, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural liberou a retirada, a comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia nas localidades de Ilha João da Cunha, Araçá e Perequê.

Desde a última quinta-feira, 22, estava permitida a retirada, a comercialização e o consumo de ostras de Porto Belo. A partir desta terça, a liberação é estendida também para os mexilhões. A desinterdição dos cultivos acontece após os resultados das análises demonstrarem que as concentrações de toxina diarréica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises vêm sendo repetidas semanalmente desde a interdição do município, no dia 2 de agosto.

Balneário Camboriú segue interditada

Os cultivos de ostras e mexilhões de Balneário Camboriú seguem interditados e só serão liberados após dois resultados negativos e consecutivos. Segundo o gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, os últimos resultados de análises e contagens já demonstram uma diminuição na concentração de micro-organismos produtores de toxinas e na concentração dessas toxinas na carne dos moluscos.

A toxina diarréica, quando consumida por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único Estado do país monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS