sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/08/2019 | 17:36

Servidor Portuário celebra 40 anos de serviços prestados ao Porto de Itajaí

O dia 20 de agosto é um dia muito importante e especial para o servidor Heder Cassiano Moritz, e, nesta terça-feira, está completando exatos 40 anos de serviços prestados ao Porto de Itajaí.

Para homenagear a vida pública de Heder, totalmente dedicada ao Porto de Itajaí, a Superintendência na condição de Autoridade Portuária, realizou com todos os servidores que atuam no setor administrativo, e com a presença de vereadores, secretários do Executivo, representantes de entidades de classe, entre outros convidados, uma solenidade de honra e reconhecimento pelas quatro décadas em que atuou junto ao porto.

Nascido em Brusque, Santa Catarina, casualmente adotou a cidade de Itajaí para residir até hoje em dia, e na época descobriu sua paixão profissional pelas atividades portuárias, mais precisamente ao Porto de Itajaí, onde desde 1979 vem se dedicando a ele com muito empenho e determinação.

Iniciou sua carreira no Porto de Itajaí, a partir de 20 de agosto de 1979, após ter sido aprovado em Concurso Público realizado pela Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRAS, exercendo a função de Controlador de Cargas. A partir de 1987 até 1989 exerceu a função de Chefe do Subsetor de Operações, sendo que, de 1989 a 1993 exerceu a função de Chefe do Subsetor de Programação.

No ano de 1992 participou do Curso de Extensão em Transportes Aquaviários – Tuma de 1992, Convênio com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – Pró-Reitoria de Extensão na cidade do Rio de Janeiro.

Exerceu a função de Chefe do Setor de Operações do Porto de Itajaí no período de 1993 a 2000, e após este período, foi designado para substituição do cargo de Administrador do Porto de Itajaí nos anos de 1996, 1997 e 1998. Logo a frente, mas não distante, Heder foi designado para substituição do cargo de Administrador Geral do Porto de Itajaí no ano de 1998 e no de 2000.No período de 2000 a 2008, foi designado para atuar junto ao cargo de Diretor de Logística do Porto de Itajaí.

De agosto de 2008 a janeiro de 2009, Heder assumiu o cargo de Gerente de Segurança Portuária de Itajaí (ISPS-CODE). Também foi designado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), para a Comissão de Fiscalização das Obras e Serviços da reconstrução do Porto de Itajaí a partir de fevereiro de 2009 até setembro de 2011. De outubro de 2011 a janeiro de 2012, assumiu o cargo de Gerente de Operações do Porto de Itajaí.

Entre fevereiro de 2012 a março de 2015, Heder foi designado para assumir o cargo de Diretor Executivo do Porto de Itajaí, e desde janeiro de 2017, atua na função de Assessor da Superintendência do Porto de Itajaí, sendo no mesmo período, designado para a função de Superintendente Interino até os dias de hoje.

Heder ainda atua como membro junto ao CAP - Conselho de Autoridade Portuária desde sua criação. Foi professor no IFES – Instituo Cenecista Fayal de Ensino Superior no período de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2012.

Sua vida externa também está envolvida na ParóquiaEvangélica de Confissão Luterana de Itajaí, sendo membro da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí, ocupando o cago de secretário por dois anos e posteriormente o cargo de Presidente onde atualmente participa do Presbitério da Igreja.

Heder participa ainda da AssociaçãoMadre Teresa, entidade que tem como foco dar apoio estrutural ao Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Durante toda esta caminhada, Heder buscou se aprofundar ainda mais no seu âmbito profissional, tendo presença em grandes eventos do setor, cursando seminários de planejamento e desenvolvimento, incluindo uma viagem para a Alemanha, onde participou do seminário de planejamento, desenvolvimento e gerenciamento costeiro de sistemas logísticos econômico-ambientais em regiões costeiras e portuárias do Brasil.

Todas estas passagens por diversos setores e cursos de extensões só compravam o vasto conhecimento de Heder sobre o Complexo Portuário de Itajaí e todo mercado marítimo da região, nacional e internacional.

Durante a homenagem, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez um breve relato sobre a atuação de Heder ao longo de seus 40 anos de trabalhos dedicados exclusivamente ao porto e a atividade portuária:

“Faz alguns dias que venho pensando no que escrever para preparar para este momento de homenagem, e diante das articulações do dia não consegui botar meus pensamentos em papel, mas isso é bom, pois o neste momento significa que o que eu falo é mais que verdadeiro. Heder, não deve estar passando um filme na sua cabeça a respeito dos seus 40 anos de trabalho no Porto de Itajaí, mas sim um longa-metragem. Quarenta anos é a minha idade de vida. E o senhor é um orgulho para todos nos servidores do Porto de Itajaí. Por que este orgulho? Pela paixão que o senhor tem nos seus olhos, a paixão que o senhor tem pelo Porto de Itajaí. O senhor mesmo nos disse durante a realização de um curso recentemente que a principal qualidade para trabalhar no porto público é ter que ser apaixonado pela atividade. Uma atividade que todo dia muda, que todo dia tem algo novo e que são as inúmeras dificuldades. Mas o senhor não se resume a vir e fazer seu horário de trabalho e ir embora, como poderia ser e muita gente faz. Porque o senhor é um exemplo para nós em viver este Porto 24 horas por dia. O senhor é aquele servidor que nos manda mensagem 5 horas da manhã, é aquele que quando ocorre alguma coisa, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e o senhor sabe do que está ocorrendo a todo o momento. Quantos de nós já sentamos na frente do Heder para pedir uma ajuda? E você nunca se negou a passar suas informações. Então Heder, que este exemplo nos sirva não só como servidor do porto, mas como cidadão responsável, apaixonado pelo o que faz, e aquele que gosta de ensinar aos outros. Por fim, nesta breve fala que estou dispondo, eu posso comentar em nome de todos os servidores: Muito obrigado por tudo em prol do Porto de Itajaí”, ressaltou o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Amigo de longa data e servidor portuário, o Engenheiro Marcelo Werner Salles usou a palavra durante a homenagem para agradecer a Heder pelo convívio diante de tantas fases que passaram juntos em que o Porto de Itajaí enfrentou:

“Parceria, Carinho, Respeito e Amor. Com estas palavras posso definir todo o empenho e dedicação que pude ter ao lado do meu grande amigo Heder. Todos os passos que foram dados neste porto, me faz lembrar das conquistas e desafios que passamos juntos, e hoje, certamente é um dia muito especial na minha vida por ter um amigo competente no que faz e batalhador pelas ações do porto de Itajaí”, destacou Salles.

No currículo de quarenta anos de serviços prestados ao porto, também fazem parte de sua trajetória de vida, momentos tristes e alegres que Heder lembrou durante a solenidade:

“Posso lembrar aqui rapidamente alguns momentos tristes como as enchentes de 1983, 1984 e 2008, em função das circunstâncias que acabaram prejudicando e muito as atividades no porto e a cidade que também foi muito atingida deixando as pessoas completamente em estado preocupante, o encalhe do navio Zim Brasil em 1997, o falecimento do nosso grande e saudoso amigo Martin Schmeling que atuava junto ao setor comercial do porto, o ato de  extinção da antiga Portobrás em 1990 durante o início do governo Collor decidido pela Presidência da República na época, também como o falecimento do nosso amigo Prático, mais conhecido por Adolfinho, entre outros que vão ficar lá atrás na memória.

Nos momentos felizes que participei ao longo deste tempo, e que foram muitos, posso destacar com muita satisfação a oportunidade de acompanhar a evolução do porto, principalmente neste período de transição, quando saímos da movimentação de carga geral para contêineres – sendo muito significativo este processo. Outro momento inesquecível foi o processo de municipalização do porto desde junho de 1995 em pleno embrião passando para a fase de Convênio de Delegação definitiva, também citaria quando participei ativamente da implantação do Prêmio de Produção para buscar e incrementar alternativas na época da municipalização do porto para os operadores portuários trabalharem mediante novas normas na época. O período em que participei diretamente sobre as obras de recuperação dos berços foi um aprendizado muito grande na minha vida, e, para finalizar posso citar acima de tudo o comprometimento que nós aqui no porto sempre tivemos com a sociedade, nunca nos furtando dos desafios que nos foram passados, a atual recuperação do porto em termos de obras que estavam paralisadas como a bacia de Evolução e ver os quatro berços em operação novamente, entre muitos outros momentos alegres”, lembra Heder.

Heder é casado com Lilian Moritz a 40 anos e tem dois filhos, Heder Cassiano Moritz Júnior de 39 anos e Adriana Moritz Volpato de 37 anos.

Para todos que atuam no Porto de Itajaí ou em alguma área de trabalho ligada diretamente ou indiretamente, Heder deixou uma mensagem de otimismo para o público e ainda enfatiza que primordial na vida é ter otimismo e determinação.

“Hoje eu estou aqui recebendo essa homenagem, mas, todos que trabalham aqui em algum setor do porto também podem ser merecedores por tudo que estão fazendo ou ao longo da vida irão contribuir para o progresso deste porto e consequentemente desta cidade. Sou muito grato a todos que nestes quarenta anos de serviços, puderam me ensinar algo e se hoje me encontro na posição onde estou, certamente seguirei meu caminho fazendo muito pelo Porto de Itajaí e por todos que aqui passarem”, concluiu Heder ao final da homenagem.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS