sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/08/2019 | 16:59

Barra Velha confirma primeiro caso de Sarampo em 2019

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa semana o primeiro caso de Sarampo deste ano em Barra Velha. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso é classificado como importado, pois o contágio aconteceu em São Paulo. Todas as medidas de bloqueio foram realizadas e o caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

Santa Catarina é um dos estados que apresenta surto de Sarampo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica - DIVE-SC, além de Barra Velha, o estado já registrou outros 14 casos da doença em 2019. O setor aponta a crise migratória e a falta de vacinação como principais fatores que contribuíram para o surto da doença.

A primeira dose da vacina contra o Sarampo deve ser tomada aos doze meses e a segunda e última dose aos 15 meses. Pessoas até os 29 anos que tomaram apenas uma dose devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Pessoas de 1 a 29 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina precisam receber duas doses. Para pessoas de 30 a 49 anos que nunca foram vacinadas contra o Sarampo é necessária apenas uma dose.

A Secretaria de Saúde convoca a população que se enquadra nos grupos de risco a tomar a vacina contra o sarampo, disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Barra Velha. Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os principais sintomas da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal-estar, manchas vermelhas pelo corpo e nariz escorrendo ou entupido. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS