segunda, 16 de setembro de 2019
15/08/2019 - 16:21

Alunos da Rede Municipal de Ensino são classificados para Feira Estadual de Matemática

Os alunos Nathan Gonçalves Rech e Ana Júlia Costa, do 9º ano da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, foram classificados para a Feira Estadual de Matemática. A dupla foi vencedora da 17ª Feira Regional de Matemática, realizada nesta quarta-feira (14) em Itajaí. Eles seguem na competição com o projeto A Matemática nos Games.  

A etapa estadual da feira será realizada em outubro, na cidade de Campos Novos. ?Estamos muito felizes com essa conquista. O trabalho desenvolvido pelos alunos está relacionado ao cotidiano deles com a matemática. Como eles gostam de jogos, fizeram uma pesquisa para saber onde a matemática estava contida nos games. Os conteúdos relacionados à pesquisa apresentavam equações de primeiro e segundo graus, plano cartesiano, função linear e quadrática, que também auxiliam na programação?, explica a professora responsável pelo projeto, Vera Cristina Lehmkuh Magnani.

Cada unidade da rede municipal de ensino de Itajaí realizou a sua feira interna de matemática, sendo que restaram seis vencedores para avançar à etapa regional. As escolas Gaspar da Costa Moraes, João Paulo II, Antônio Ramos e a de Campo Maria do Carmo Vieira tiveram representantes selecionados para a próxima disputa.

A 17ª Feira Regional de Matemática foi realizada durante a quarta-feira (14) no ginásio de esportes da Escola Básica Nereu Ramos e reuniu 23 trabalhos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

?Isso muito nos orgulha e demonstra o trabalho de excelência desenvolvido pelos professores de matemática da Rede Municipal de Ensino de Itajaí?, comemora Jacqueline Nadir Rebelo Rosa, diretora do ensino fundamental da Secretaria de Educação.

Alguns projetos

A Escola Básica Gaspar da Costa Moraes participou da Feira Regional com três trabalhos. Isabella Lunge e Nicolly Pereira, do 3º ano, foram umas das expositoras com o trabalho que desenvolveram nas aulas de matemática, sobre os números decrescentes.

?A gente adora matemática. É a nossa matéria favorita e estar aqui hoje representando a nossa escola e a nossa cidade é uma grande honra. Nós amamos os exercícios de ordem decrescente que a professora Deise faz com a gente?, comentou Isabella.

Outro participante da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes foi o aluno João Vitor Monari da Silva, do 6º ano, que desenvolveu uma balança a partir de materiais recicláveis e garrafa pet.

?Com esse projeto é possível pesar qualquer tipo de produto, como arroz, feijão e até líquidos. Usamos duas garrafas pet, uma de três litros e outra de dois litros. Uma delas fica responsável por armazenar a água e a outra, fica vazia. Quando um objeto é colocado sobre a garrafa vazia, como resposta veremos o deslocamento da água e conheceremos os valores em quilos?, explicou o estudante.

Já as alunas Maria Clara e Samara, do 7º ano da Escola de Campo Maria do Carmo Vieira, foram classificadas para a etapa regional com o jogo de tabuleiro com equações de primeiro grau.

?Só avança nas casas quem responder corretamente às questões. São perguntas simples para resolver de cabeça?, informou Samara Rauber. 

Sexta, 13 de setembro de 2019
Porto Belo lança Sala do Empreendedor
Quinta, 12 de setembro de 2019
Os Mequetrefes em Espetáculo de Gala
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros