sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/08/2019 | 10:47

Professores das novas unidades contempladas com a Escola da Inteligência passam por capacitação

Capacitação de professores para Escola da Inteligência ocorreu na tarde desta segunda-feira (12). Seis Centros de Educação Infantil (CEIs) e duas escolas serão contemplados com o programa neste semestre. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Além de reunir professores, supervisores e diretores das unidades, o encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso, para dar boas vindas ao grupo e ressaltar o trabalho que o programa desenvolve no Município.

“Eu costumo dizer que a Escola da Inteligência não é um gasto, mas sim um investimento. Percebemos o trabalho de excelência que é desenvolvido nas unidades já contempladas com o programa e a satisfação de pais, alunos e professores. O programa tem mais de 90% de aprovação de todos”, enfatiza.

As consultoras da Escola da Inteligência Gisleyne Saavedra e Carla Cristina presentes na reunião, explicaram como funciona o programa, a forma na qual os professores deverão trabalhar com os alunos e falaram também sobre alguns conceitos básicos da Teoria da Inteligência Multifocal, do psiquiatra e autor do programa, Augusto Cury.

“Existem quatro fenômenos da mente: o gatilho, as janelas da mente (light e killer), a âncora e o auto refluxo. Quando a informação é disparada pelo gatilho, ela vai para uma das nossas janelas – a light - aquela onde ficam armazenadas as informações positivas e a killer - onde estão guardadas as informações negativas. Conforme recebemos essa informação, a âncora terá o poder de armazenar uma informação negativa e transformá-la em algo positivo, para assim gerar refluxos do mesmo gênero”, explica a pedagoga e terapeuta de saúde emocional Carla Cristina.

Para este segundo semestre, oito unidades serão contempladas com o programa que já atende 50 instituições, além de centros de idosos, de recuperação e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com essa ampliação no atendimento, a Escola da Inteligência passará a atender mais de 20 mil pessoas no Município.

“Nosso programa é muito requisitado nas unidades, porque ele beneficia não só a comunidade escolar, mas também cria uma aproximação da escola com as famílias e passa a trabalhar as relações socioemocionais, para desenvolver nos participantes habilidades para administrar conflitos”, enfatiza a coordenadora da Escola da Inteligência Kátia Teixeira.

Kátia Venâncio, diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) Cândida Vargas, um dos contemplados neste segundo semestre com a Escola da Inteligência, afirma que o programa já era muito aguardado pela unidade e explica as ações que serão preparadas para os alunos nesta semana.

“Na quinta-feira (15), nós faremos uma contação de histórias, com uma tenda literária e caixa mágica, para realizarmos a entrega dos livros para os alunos do jardim 2, a partir das 15h, na nossa unidade. Já na sexta-feira (16), faremos uma caça ao tesouro com os alunos da pré-escola, na qual eles terão que procurar os livros na praia de Cabeçudas. Após esse momento, às 9h da manhã, os alunos terão o primeiro contato com os livros do programa e participarão de um piquenique na praia”, comenta a diretora.

Confira as novas unidades contempladas com o programa:

Centro de Educação Infantil (CEI) Tancredo Neves | Bairro São Vicente
Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio João Vicente | Bairro São Vicente
Centro de Educação Infantil (CEI) Omar Luís Macagnan | Bairro Cidade Nova
Centro de Educação Infantil (CEI) Nilton de Andrade | Bairro Itaipava
Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Alzira Winter | Bairro Itaipava
Centro de Educação Infantil (CEI) Cândida Vargas | Bairro Cabeçudas
Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha | Bairro São Vicente
Escola Isolada Duque de Caxias | Bairro Campeche 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS