sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/08/2019 | 10:40

Hospital Marieta realiza ações em alusão à Semana Mundial da Amamentação

Agosto é conhecido como o mês dourado que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Em comemoração à data, o Hospital Marieta vai promover ações com colaboradores e ao público para orientar sobre os cuidados e importância da amamentação.

As atividades começam na primeira semana de agosto, quando se celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno que neste ano tem o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Entre os dias 6 e 8 de agosto os funcionários do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e da Secretaria de Saúde de Itajaí participarão de um curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno. Já no dia 10 de agosto haverá uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí,  o Mamaço. A partir das 14h30min profissionais da saúde estarão na Avenida Beira-Rio para orientar as mamães sobre a importância da amamentação, de forma que ela se sinta acolhida, apoiada e empoderada.

“O leite materno é um alimento completo e deve ser o único ingerido pelo bebê até pelo menos os seis primeiros meses de vida, fornecendo nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança e combatendo infecções. Por isso, falar sobre amamentação e tirar as dúvidas das mães é tão importante”, comenta Larissa da Silva, coordenadora de enfermagem do Hospital Marieta. A amamentação traz também inúmeros benefícios para a mãe como a diminuição do risco de câncer de mama, endométrico e de ovário, acelera a recuperação da mulher após o parto, diminui a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2 e auxilia na perda de peso.

O Hospital também possui um Banco de Leite Humano que funciona 24 horas e conta com uma equipe treinada para ajudar as mães com todo o processo de amamentação. Atualmente este Banco de Leite Humano está com uma média mensal de 50 doadoras com um volume médio de 101 litros por mês. Esse leite é distribuído para todos os bebês internados, com exceção daqueles que têm alguma restrição alimentar e que recebem fórmula infantil. “No último ano tivemos mais de oito mil atendimentos, incluindo orientações e visitas domiciliares, sendo que no mês de março deste ano batemos o recorde em número de atendimentos, alcançando 1025 atendimentos e coletamos 140 litros de leite”, afirma Larissa. Para mais informações sobre o banco de leite humano e como doar, basta ligar para o número (47) 3249-9400, ramal 2404.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS