sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/08/2019 | 11:01

Projeto PlanificaSUS reúne mais de 300 profissionais da saúde para discutir melhorias

O projeto PlanificaSUS promoveu dois dias de conversas sobre questões de saúde pública em Itajaí. Na segunda (05) e terça-feira (06), mais de 300 profissionais de saúde participaram de seminários com fundamentação teórica no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os próximos encontros do projeto ocorrerão nos dias 02 e 03 de setembro e recebem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Dezesseis profissionais da Rede Municipal de Saúde, que receberam capacitações por meio do projeto, ministraram os encontros aos servidores. “Com fundamentação teórica, provocamos os profissionais para que repensem seus trabalhos dentro das unidades de saúde”, explica Jaci Simão Boing, enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS) e um dos ministrantes das atividades.

Estudos de caso sobre situações reais do município e discussões referentes ao acolhimento aos usuários foram algumas das atividades oferecidas. Onze municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) participam das ações, que terão a duração de 18 meses com variadas etapas de qualificação. É esperado que as práticas do dia a dia dos profissionais sejam aprimoradas, além da maior organização e planejamento de todos os processos de trabalho.

“As discussões foram muito importantes para entender os pontos que precisam ser melhorados e como podemos contribuir nos atendimentos diretos à população”, destaca Aline Felizari, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Santa Regina.

O PlanificaSUS tem o objetivo de implantar a metodologia de Planificação de Atenção à Saúde, com o fortalecimento do papel da Atenção Primária e a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS. Ele é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Planejamento em Saúde e Rede Cegonha, realiza o projeto na Serra Catarinense e na Foz do Rio Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS