sexta, 29 de março de 2024
Geral
Fotos Matheus Groszewica
06/08/2019 | 15:44

"Os sonhos teus vão acabar contigo” será apresentado em três sessões gratuitas na Itajaí Criativa nesta semana

Um dia uma mulher acorda e já não sabe quem é. Parte numa viagem em busca de pistas que a ajudem a decifrar esse “terrível” mistério da existência humana. Nesse contexto, o espetáculo “Os sonhos teus vão acabar contigo” traz um ambiente onírico e alguns contos do poeta e dramaturgo russo Daniil Kharms. Com atuação de Denise da Luz e orientação de processo artístico de Max Reinert, ambos integrantes da Téspis Cia. de Teatro.

As apresentações são gratuitas e acontecem neste próximo final de semana (dias 10 e 11 de agosto), às 20h, na Itajaí Criativa - Residência Artística, com classificação indicativa a partir de 12 anos. Os ingressos serão liberados uma hora antes do início da peça. No dia 08 (quinta-feira) será apresentada uma sessão fechada aos jovens do Instituto Crescer.

A programação integra primeira etapa do projeto cultural Ocupação Itajaí Criativa. Ao longo do período de agosto a dezembro serão realizadas aberturas de processos criativos com apresentações, rodas de conversa e workshop, sendo parte da programação para jovens do instituto e as demais para o público em geral. O Instituto Crescer é uma ONG que capacita jovens de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para o mercado de trabalho.

“Além de o projeto deste ano dialogar de alguma forma com o público adolescente, cada apresentação estará conectada ou poderá ser vista como trabalho único. A proposta de ser abertura de processo é uma tentativa para apresentar ao público como é o processo criativo de montagem de um espetáculo teatral”, explica Max Reinert, um dos fundadores da companhia de teatro e da Itajaí Criativa.

A Itajaí Criativa – Residência Artística é um espaço de arte e cultura privado mantido pela Téspis Cia. de Teatro, que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários.

Já o projeto Ocupação Itajaí Criativa,  que traz programação cultural gratuita de agosto a dezembro, é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM TERMINALS.

 

Sobre autor do espetáculo

Daniil Kharms (1905/1942) - Foi um dos artistas mais originais do vanguardismo russo. Sua obra sempre permeada de humor ferino, ao longo do tempo tornou-se mais filosófica e metafísica, voltada para o estudo dos objetos, pessoas e coisas, e suas interações, numa linguagem transgressora, alógica e inventiva. Partindo de pequenas situações cotidianas, o poeta expressou as fragilidades do ser humano e as incongruências da vida, em busca de uma nova percepção de mundo e da arte. Os textos de Daniil Kharms destinados ao público adulto só foram de fato conhecidos na Rússia depois da perestroika. Hoje a estética inovadora do escritor, poeta e dramaturgo é estudada e cultuada, assemelhada à de autores como Franz Kafka, Samuel Beckett e Eugène Ionesco.

 

Ficha técnica:

Atuação, figurino e dramaturgia: Denise da Luz

Textos: Daniil Kharms

Cenário: Denise da Luz e Max Reinert

Máscaras e adereço: Cidval Batista

Trilha sonora e vídeos: Leonam Nagel

Operação técnica/luz e assistente de produção: Matheus Groszewica

Operação técnica/vídeo: Sabrina Francez

Orientação de processo artístico e pedagógico e iluminação: Max Reinert

Assessoria de comunicação: Camila Gonçalves

Fotos: Matheus Groszewica

 

SERVIÇO:

O que: Espetáculo: Os sonhos teus vão acabar contigo (criado a partir da obra de Daniil Kharms)

Quando: 08 (quinta - agendamento), 10 e 11 de agosto (sáb e dom – aberto ao público em geral) – 20h

Onde: Itajaí Criativa-residência artística (Rua Pedro Ferreira, 222, Centro)

Quanto: Entrada Gratuita (retirar ingressos com 1 hora de antecedência no local)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS