quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/08/2019 | 09:59

BC: Central Telefônica da Emasa traz economia e melhora comunicação

Para promover uma gestão mais eficiente do serviço público municipal, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) iniciou em julho de 2018, um processo de modernização administrativa. Para isso, implantou sistemas para proporcionar mais agilidade aos processos internos e externos. Entre eles, desde abril deste ano conta com uma Central Telefônica por IP, que além de gerar economia, melhorou a comunicação interna e o atendimento aos consumidores.

A implantação da Central Telefônica partiu de um projeto apresentado pelo assistente de Tecnologia da Informação, Carlos Werner, que já conhecia o sistema antes de ingressar na Autarquia. “Percebi que existia essa dificuldade de comunicação entre os servidores, principalmente entre a Sede Administrativa e as Unidades, em função de termos várias linhas telefônicas, a questão de estar ocupada e o contratempo que causava”, explica Carlos.

Uma das vantagens mais significativas e que traz economia, é a criação ilimitada de ramais móveis, o que integrou todas as linhas internas da Sede e das Unidades. Antes, cada local possuía uma ou até mais linhas telefônicas, gerando o valor da mensalidade e a tarifa para as ligações. Com isso, 10 linha foram desligadas. “O resultado acabou surpreendendo, em três meses de implantação já tivemos uma economia nos gastos com telefone em quase R$ 7.000,00, uma redução média de 32%, se comparado ao mesmo período de 2018”, destaca o contador, Allan Gustavo de Moraes.

A Central também possui Unidade de Resposta Audível (URA), um sistema de atendimento automático que ao receber uma nova chamada telefônica reproduz um menu de opções para o consumidor escolher. Como forma de segurança, permite gravar as ligações via 0800, gerando um protocolo da chamada com possibilidade de acesso as ligações gravadas posteriormente. Outro benefício é a transparência, já que o sistema permite o acompanhamento dos dados como: tempo de espera, tempo de ligação, e quais ligações foram realizadas. Uma forma de analisar e melhorar o atendimento pelo 0800.

Como funciona o Sistema de Telefonia IP

O sistema de Telefonia IP (PABX IP) utiliza a rede de internet, todo o tráfego de voz e dados é feito virtualmente. Também é chamado como “aparelho All in One” (todos em um), já que possui várias funções, além de um sistema tradicional como distribuidor de chamas, gravador de conversas, e outros, ajudando na otimização de algumas rotinas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS