sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/07/2019 | 18:03

Ausência em exames de especialistas aumenta 50% neste mês de julho em Penha

A ausência em exames da rede municipal de saúde pública de Penha aumentou cerca de 50% no mês de julho deste ano, trazendo complicações para quem precisa dos serviços do sistema público. A informação é da secretária Regiane Basso, que emitiu relatório contabilizando as faltas de usuários nos exames previamente agendados para a comunidade, e reforçou a necessidade de que as pessoas não faltem a esses exames.

 

A contabilização da Secretaria de Saúde dá conta de que dos 97 pacientes que faltaram a seus exames em junho deste ano, o número saltou para 156 em julho, o que acendeu o alerta no setor – e isso levando em conta que o número de julho é relativo dos dias 1º a 24, pois o mês ainda não foi finalizado. Os exames de especialistas são oferecidos no Núcleo de Apoio à Saúde da Mulher e da Criança (NAM), na rua João Veríssimo da Silva, número 45, no centro.

  

De acordo com a secretária, a complicação mais direta decorrente da falta dos pacientes é a própria situação de saúde, que a depender do diagnóstico de cada paciente, pode se agravar. Além desse problema, a falta de um paciente impede outro de ser atendido no mesmo dia e horário – situação que inclusive motivou campanha própria da Prefeitura de Penha visando conscientizar a população.

 

O maior número de ausências em exames locais é o do ultrassom – nada menos que 71 gestantes faltaram só no mês de julho. Em seguida, no mesmo período, houve 13 faltas aos exames de endocrinologista, 12 ausências para neurologista e 10 para o de pediatria. Também foram registradas faltas nos exames de ortopedia, mastologia, exame vascular, cardiologia, obstetrícia, psiquiatria e ginecologia.

 

Todas as faltas, de acordo com Regiane, foram sem aviso, prejudicando o atendimento e marcação de outras consultas, já que Penha trabalha com agendamentos para essas especialidades. A secretária atenta que todo paciente que não puder comparecer deve fazer um esforço e comunicar sua falta para que se possa agendar outro paciente. Esses exames e consultas são de alta e na média complexidade, e não poderiam ser desperdiçados.

 

A Secretaria de Saúde, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, chegou a desenvolver uma campanha local em mídia de jornal e internet, visando conscientizar a população – a qual está sendo reforçada neste final de julho. Em nota na sua página de rede social, o prefeito Aquiles da Costa também orientou a comunidade a comparecer às consultas, pois considera alto o número de 250 exames perdidos num bimestre.

 

O prefeito, na nota, reforçou que a Prefeitura acaba de inaugurar a unidade básica do bairro Nossa Senhora de Fátima; comprou o odontomóvel; duas ambulâncias novas; contêiner de castração, Programa Zera Fila, aumento de médicos especialistas na rede municipal; novo almoxarifado e a Farmácia Municipal, que será oficialmente inaugurada semana que vem.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS