quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/07/2019 | 10:03

Ocupação Itajaí Criativa abre inscrição gratuita destinada à formação e pesquisa em teatro

Téspis Cia de Teatro está de volta com o projeto Ocupação Itajaí Criativa e traz uma programação gratuita e com novidade, além de estar destinada à formação e pesquisa em teatro que pretende envolver atores, músicos, produtores, adolescentes e o público em geral de Itajaí e região. Ao longo do período de agosto a dezembro serão realizadas aberturas de processos criativos com apresentações, rodas de conversa e workshop, sendo parte da programação para jovens do Instituto Crescere as demais para o público em geral.

 

Neste ano, teremos algumas sessões destinadas ao público em geral, com foco em jovens entre 16 e 24 anos e sessões fechadas para aos alunos do Instituto Crescer”, explica Denise da Luz, uma das fundadoras da Téspis e daItajaí Criativa – Residência Artística. O Instituto Crescer é uma ONG que capacita jovens de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para o mercado de trabalho. De acordo com Denise, a parceria com o Instituto é uma ação que pretende ser um desdobramento do projeto no sentido de contribuir com a formação de cidadãos de maneira mais ampla e consciente.

 

Além de o projeto deste ano dialogar de alguma forma com o público adolescente, cada apresentação estará conectada. Ela poderá ser vista tanto como trabalho único quanto como obra individual. Em cada apresentação e/ou abertura de processo criativo, como também vamos chamar, um ator ou atriz convidado mostrará sua criação, realizada com supervisão da Téspis. A proposta de ser também abertura de processo é uma tentativa de para apresentar ao público como é o processo criativo de montagem de um espetáculo teatral”, explica Max Reinert, um dos fundadores da companhia de teatro e da Itajaí Criativa.

 

A programação será realizada na Itajaí Criativa – Residência Artística, começa no dia 03 de agosto e se estende ao longo do ano, até dezembro. Para conferir a programação completa, acesse: www.itajaicriativa.com.br As inscrições para os workshops são gratuitas e serão realizadas pelo e-mail  itajaicriativa@gmail.com.

 

Itajaí Criativa – Residência Artística é um espaço de arte e cultura privado que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários. Já o projeto Ocupação Itajaí Criativa é realizado com patrocínio daLei Municipal de Incentivo à CulturaPrefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED – Litoral.

 

Em 2018, a Téspis realizou a primeira edição do “Ocupação Itajaí Criativa” com apresentações de espetáculos de repertório da companhia, workshops e leituras encenadas de autores catarinenses – todas sem custo para o público. A iniciativa atendeu uma média de 800 pessoas, entre professores da rede de ensino pública, artistas da cidade e público em geral, portanto projeto está de volta, para dar continuidade às atividades do espaço cultural e, assim, promover a arte, cultura, o aperfeiçoamento dos artistas e formação de público.

 

Téspis: história e pesquisa teatral

Não é à toa que o tema do Ocupação Itajaí Criativa de 2019 é formação e pesquisa em teatro. Ao longo dos seus mais de vinte anos, a Téspis, organizadora do projeto, tem desenvolvido pesquisas em teatro e aplicado os estudos na montagem de espetáculos. A pesquisa já é uma característica e um dos pilares mais importantes de sua base.

Em 2018, a Téspis foi tema da pesquisa de mestrado em teatro do jornalista e ator Jônata Gonçalves. O trabalho intitulado “A Inquieta Poética da Busca: um olhar sobre o corpo no corpo da Téspis Cia. de Teatro” apresenta a trajetória e as principais pesquisas da companhia teatral. A pesquisa está publicada em livro.

Neste ano, A Téspis Cia de Teatro completa 26 anos entre as companhias pioneiras de Itajaí, cidade referência no teatro catarinense. Fundada em 1993 por Denise da Luz e Max Reinert, nasceu com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, os quais também compartilha com atores e técnicos convidados. Ao longo dos anos, o grupo montou 22 peças, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, e conquistou mais de 40 prêmios.

Em Itajaí, mantém um dos importantes espaços culturais da cidade, a Itajaí Criativa – Residência Artística, e há 16 anos um curso de teatro permanente em que já passaram mais de três mil alunos. A Téspis possui ainda pesquisa sobre teatro de formas animadas, que utiliza nas montagens de espetáculos infantis, e oLaboratório Cena Contemporânea, em que discute dramaturgia brasileira.

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações de textos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais.

As atividades da Itajaí Criativa 2019 também irão contribuir para mais uma pesquisa do grupo. De acordo com Denise, o projeto pretende dar seguimento à pesquisa sobre a corporeidade desenvolvida pela Téspis que em seus espetáculos, utiliza-se do corpo do ator-atriz como um potencial detentor e articulador de dramaturgia cênica.

Para saber mais sobre a Téspis, acesse www.tespis.com.br.

 

 

Sobre Itajaí Criativa – Residência Artística

A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação, acesse: www.itajaicriativa.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

LOCAL: Itajaí Criativa – Residência Artística

ENDEREÇO: Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro – Itajaí

 

O que: Workshop de Atuação

Quando: dias 03 e 04 de agosto (sáb e dom) – das 14h às 18h

 

O que: Abertura de processo com a atriz Denise de Luz
Espetáculo: Os sonhos teus vão acabar contigo
criado a partir da obra de Daniil Kharms

Quando: 08 (quinta - agendamento), 10 e 11 de agosto (sáb e dom – aberto ao público em geral) – 20h

 

O que: Workshop de Dramaturgia

Quando: 31 de agosto e 01 de setembro (sáb e dom) – das 14h às 18h

 

O que: Abertura de processo com a atriz Sabrina Antunez Frances
Espetáculo: Game Over
criado a partir de contos, mitos e arquétipos femininos recolhidos por Clarissa Pinkola Estés

Quando: 05 (quinta - agendamento), 07 e 08 de setembro (sáb e dom – aberto ao público em geral) – 20h

 

O que: Workshop de Direção

Quando: 05 e 06 de outubro (sáb e dom) – das 14h às 18h

 

O que: Abertura de processo com o ator Max Reinert:
Espetáculo: NORMAL

criado a partir da obra de Neil Hilborn 
Quando: 10 (quinta - agendamento), 12 e 13 de outubro (sáb e dom – aberto ao público em geral) – 20h

 

O que: Workshop de Composição Cênica

Quando: 07 e 08 de dezembro (sáb e dom)- das 14h às 18h

 

O que: Abertura de processo / junção dos três trabalhos anteriores:

Quando: de 10 a 15 de dezembro (terça a domingo) – 20h

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS