sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/07/2019 | 09:35

Profissionais de saúde aprendem prática da auriculoterapia

A Secretaria de Saúde de Itajaí concluiu na sexta-feira (12) a capacitação de 28 profissionais de saúde em auriculoterapia. Esta terapia natural é uma especialidade dentro da medicina chinesa que consiste na estimulação de pontos nas orelhas para tratar diversos problemas. O objetivo é que os servidores comecem a aplicar a prática em mais unidades de saúde do município.

O curso foi ministrado pela professora Vanessa Cristina Spósito e ocorreu na Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi). Os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas sobre o recurso terapêutico.

A auriculoterapia promove a regulação psíquico-orgânica por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha. A prática é indicada para tratamentos de dores por torções, contraturas, distensões musculares, hipertensão, vertigens ou palpitações. Além disso, pode ser usada para auxiliar no controle da ansiedade, estresse, bem como na melhoria do sono e para pessoas que desejam emagrecer ou parar de fumar, por exemplo.

Com a conclusão do curso, a intenção da Secretaria é que a técnica seja oferecida, em breve, para pacientes nas unidades de saúde do Espinheiros, Santa Regina, Dom Bosco, Portal II, Nossa Sra. das Graças, Fazenda, Limoeiro, Murta, Rio Bonito, Imaruí, São Vicente e Votorantim, além do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS II), UPA Cordeiros, Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) e Serviço de Fisioterapia Domiciliar (SEFID). Mais profissionais do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) também foram capacitados.

Já oferecem a auriculoterapia para a comunidade as unidades de saúde do Cordeiros e Jardim Esperança, servidores do NASF do bairro Cidade Nova e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS