terça, 19 de março de 2024
Geral
17/07/2019 | 10:24

UniAvan abre inscrições para cursos de Pilotagem Profissional de Aeronaves e Ciências Aeronáuticas

O Centro Universitário Avantis - Uniavan acaba de abrir inscrições para mais quatro formações pioneiras na região: o curso Tecnólogo Superior em Pilotagem Profissional de Aeronaves, na modalidade presencial; Piloto Privado de Avião e Piloto Privado de Helicóptero, e também para o bacharelado em Ciências Aeronáuticas, este ofertado no formato EAD. Os interessados podem se inscrever para o processo seletivo em uniavan.edu.br.

O curso Tecnólogo Superior em Pilotagem Profissional de Aeronaves tem duração de dois anos, sendo composto por disciplinas teóricas, ministradas pela Uniavan, além de aulas práticas realizadas em escolas de aviação parceiras reconhecidas pela ANAC e consolidadas pela qualidade da instrução e segurança de voo.

A formação foi estruturada atendendo o programa do Curso Teórico de Piloto Privado de Avião e Helicóptero e Piloto Comercial de Avião e Helicóptero determinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Durante o curso, o aluno poderá, conforme for cumprindo a carga horária das disciplinas previstas, realizar os exames teóricos previstos pela ANAC, conforme a modalidade escolhida que são de Piloto Privado de Avião ou Helicóptero e Piloto Comercial de Avião ou Helicóptero. Estes exames são pré-requisitos para o início da parte prática, que poderá ser feita a qualquer momento durante a formação”, explica o coordenador do curso, João Jorge Fernandes Júnior.

Vale salientar que, antes do início da fase prática, é necessário que o aluno faça Exame de Saúde previsto pela ANAC, de acordo com regras específicas, com o objetivo de certificar sua aptidão física e mental, buscando limitar o risco à segurança de voo decorrente de problemas de saúde.

Bacharelado em Ciências Aeronáuticas

O curso de Ciências Aeronáuticas, ofertado na modalidade a distância com um encontro presencial semanal, tem duração de três anos e por objetivo formar profissionais habilitados a atuar na aviação civil, com competências teórico-científicas e técnico-práticas em duas linhas de formação: Piloto de Linha Aérea e Gestão da Aviação Civil. Em ambas as habilitações, os profissionais formados na Uniavan poderão assumir postos de liderança e conduzir projetos táticos e estratégicos dentro das organizações.

Piloto Privado de Avião e Piloto Privado de Helicóptero

Além dos dois cursos superiores elencados, são lançados outros dois cursos específicos para os amantes da aviação: Piloto Privado de Avião e Piloto Privado de Helicóptero. Estes dois cursos representam o início da obtenção das certificações teóricas e práticas da ANAC, para que qualquer pessoa possa pilotar aviões e helicópteros, tanto de maneira particular quanto profissional. Esses cursos têm duração de seis meses, sendo que, ao final, o aluno piloto já estará apto para pilotar uma dessas aeronaves, desde que concluído com sucesso tanto a parte teórica quanto prática. O aluno piloto deve passar, ao final, por teste teórico e prático junto à ANAC.

De acordo com João Jorge, com a transferência da administração aeroportuária do setor público para o privado, como é o caso dos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis, surgirão muitas vagas de emprego no setor. “Atualmente, para se trabalhar nestes aeroportos é necessário a prestação de concurso público. Após a concessão, estes postos de trabalho serão ocupados através de padrões exigidos pela concessionária, e é aí que entra o Gestor de Aviação Civil”, explica.

“A capacitação destes novos profissionais que trabalharão nos aeroportos concedidos será fundamental para sua contratação, sendo o Bacharelado em Ciências Aeronáuticas um diferencial. O curso proporcionará todo o conhecimento técnico, operacional e pessoal necessário para trabalhar no setor aéreo”, completa.

 

Como se inscrever:

O processo seletivo é composto por uma redação. Primeiramente o interessado faz a inscrição pelo site, em uniavan.edu.br. Depois basta pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 50  e ir até a instituição fazer a prova com o comprovante de pagamento e um documento oficial com foto.

Quem fez o Enem em 2018, tirou mais de 400 pontos na média geral e não zerou na redação, não precisa fazer a prova e também está isento da taxa, mas ainda assim precisa fazer a inscrição no site.

Para outras informações, basta ligar no (47) 3363-0631 ou enviar um e-mail para aviacao@avantis.edu.br. A Uniavan está localizada na Avenida Marginal Leste, 3600, bairro dos Estados, Balneário Camboriú.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS