terça, 19 de março de 2024
Geral
16/07/2019 | 10:26

Detran implementa sistema biométrico para aulas práticas da categoria A

Após ser implantado nas aulas práticas de direção veicular das categorias B, C, D e E, chegou a vez do sistema iBIO ser adotado também na categoria A. O processo compreende a identificação biométrica dos instrutores e candidatos durante a realização das aulas, nos cursos ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), com o objetivo principal de certificar o cumprimento da carga horária exigida pela legislação e evitar possíveis tentativas de fraudes. O sistema será obrigatório a partir desta segunda-feira, 17, em Florianópolis e, 14 de agosto nos demais municípios do Estado.

No sistema iBio-Aula Prática categoria A, instalado no smartphone, há o controle digital de todas as aulas, por meio da confirmação dos dados do aluno; captura de fotografias do odômetro; digitação das quilometragens do veículo no início e no final da aula;  coleta da biometria do instrutor e do candidato no início, nos processos de fiscalização e no final da aula; além da atribuição de conceito ao desempenho demonstrado pelo candidato durante a aula ou bloco de aulas.

O diferencial dessa categoria, e que é contemplado pelo aplicativo, é a possibilidade do CFC usar um instrutor de trânsito para dois candidatos simultaneamente, devendo ser utilizado um veículo para cada candidato.

Todos os requisitos constantes em portaria devem ser preenchidos para que o crédito da aula ou bloco de aulas seja validado. O certificado será gerado eletronicamente pelo sistema DetranNet.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS