quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/07/2019 | 10:14

Penha amplia atendimento farmacêutico e inaugura dia 31 sua Farmácia Municipal

Garantindo uma estrutura diária de 12 horas ininterruptas de atendimento e com dois farmacêuticos profissionais à disposição da comunidade, Penha ganha no próximo dia 31 de julho a instalação da Farmácia Municipal, que irá entregar o repasse de medicamentos à comunidade com ganho de quatro horas diárias a mais em relação ao procedimento atual – então promovido nas unidades básicas de saúde – e oferta inicial de 350 medicamentos gratuitamente. A inauguração será às 18 horas.

 

O prefeito Aquiles da Costa frisa que a estrutura da nova Farmácia Municipal vai impressionar a comunidade. O espaço amplo, na Rua Nilo Anastácio Vieira, nº 557, no centro, terá controle de entrega através de sistema informatizado, otimizará o tempo para o morador ir buscar o seu remédio, irá reduzir o desperdício, atendimento por oito servidores locais, além dos farmacêuticos Rene Bergantin e Amanda Jacobi Trierweiler.

 

A secretária de Saúde, Regiane Basso, frisa que além dos 350 medicamentos regularmente cadastrados, outros serão acrescidos ao setor, entre alopáticos regulares, injetáveis e até mesmo pequena parcela de fitoterápicos. A demanda e controle é regulada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, num trabalho técnico importante. O espaço contará com mesa de reuniões, seis guichês de atendimento, ar-condicionado, banheiros, coordenação e sala de espera para 20 pacientes.

 

Exigência da lei

 

A montagem da nova Farmácia Municipal, além de ser uma preocupação do prefeito Aquiles e da secretária Regiane, visando oferecer esse novo espaço moderno e eficiente, era uma cobrança das autoridades de saúde pública. De acordo com Regiane, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) já vinha cobrando a centralização dos serviços.

 

De acordo com Regiane, a legislação hoje veta que técnicos de enfermagem ou servidores comuns entreguem medicamentos nos postos de saúde. O setor centralizado garante que um farmacêutico profissional repasse o medicamento, e Regiane ainda pontua que o usuário terá, além da segurança, uma maior orientação por parte desses profissionais.

 

A Prefeitura, que não pode arcar com dois farmacêuticos por unidade de saúde, também ganha, pois na Farmácia Municipal, os dois profissionais em endereço único, atendem toda a comunidade. “Hoje, para pegar seu remédio no posto, você tem apenas das 8h às 12h e das 13h às 17h”, lista a secretária. “No novo endereço, ganhará horários extras, das 7h às 19h, além do horário comercial, e inclusive devido ao plantão do farmacêutico”, finaliza ela.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS