sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/07/2019 | 16:55

CREAS realiza ações e serviços para as pessoas em situação de rua em Navegantes

A Secretaria de Assistência Social de Navegantes informa que o acompanhamento às pessoas em situação de rua  atendimentos aos indivíduos em situação de rua, estão acontecendo não apenas agora no inverno com a queda da temperatura, mas durante todo o ano, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, realizada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. 

Diariamente o serviço de Abordagem Social faz busca ativa para identificar as pessoas que estão em situação de rua, trabalho infantil e situações de exploração sexual. Durante a Abordagem são identificadas as demandas das pessoas encontradas e é ofertado acompanhamento especializado por Assistente Social, acesso a programas de renda, serviços públicos, benefícios (passagem de retorno para a cidade de origem), projetos e cursos, como por exemplo de qualificação profissional e geração de renda, tendo como objetivo a Proteção Social, a garantia de direitos para possibilitar a construção de projetos de vida e a saída das ruas.

Durante às últimas semanas foram disponibilizadas roupas às famílias atendidas. No dia 04/07 foram distribuídos cobertores e nesta mesma data o CREAS recebeu voluntárias de algumas igrejas e foram alinhadas ações conjuntas para as pessoas em situação de rua. Foi disponibilizado abrigo provisório pela Primeira Igreja Batista de Navegantes, com capacidade é para 15 pessoas. O abrigo fica aberto para entrada das 19h às 23h, com horário de saída às 8h30. Além de um local mais aquecido para passar a noite, o albergue oferece banho quente, janta e café da manhã. O endereço é a Rua Gracilides Coelho Relser, 443 - São Domingos, Navegantes.

Além do encaminhamento para o abrigo, a equipe do CREAS também ofertou na quinta-feira, assim como em outros dias, passagem de volta à cidade de origem, encaminhamento para instituição de longa permanência. Os voluntários da Igreja Batista, profissionais do CREAS também visitaram as pessoas em situação de rua que pernoitam ao lado do Ginásio Municipal de Esportes do Centro e em outros locais da cidade convidando-os para pernoitar no abrigo da PIB, 05 pessoas aceitaram ir para o abrigo e outras optaram por não sair do local. Eles encontram-se em barracas com cobertores.

Vale ressaltar que a equipe que realiza o Serviço Especializado em Abordagem Social para População de Rua não pode obrigar nenhuma pessoa a sair de onde esteja sem que seja a sua vontade. Isso viola os direitos fundamentais de ir e vir.

O Serviço de Abordagem Social oferta, de forma contínua e programada, trabalho social de abordagem e busca ativa, identificando nos territórios a incidência de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua. Dessa forma busca a resolução de necessidades imediatas evitando os riscos que a rua oferece, promovendo encaminhamentos ao hospital, CAPS e demais serviços de saúde oferecidos pelo município, além de promover a articulação com outros atores da rede e passagens de volta à cidade de origem quando é solicitado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS