quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/07/2019 | 17:35

Exames de raios-x retornam na segunda quinzena deste mês ao PA 24h de Penha

Os exames de raios-x retornam na segunda quinzena de julho ao Pronto Atendimento 24h de Penha. O serviço havia sido suspenso dia 28 último, em virtude da manutenção do aparelho. De acordo com o engenheiro eletricista Leonardo da Silva Pereira, contratado para o trabalho de reparos, houve danos à chamada “ampola”, um tubo de alta tensão gerador de energia.

Em ofício encaminhado ao Instituto Santa Catarina, responsável pela administração do PA 24h, e também à Secretaria de Saúde da Prefeitura, Alessandro confirma que o prazo de entrega e  instalação do aparelho é dia 10. Em seguida, iniciam os testes. De acordo com Rosemari Gonçalves, diretora do PA 24h, assim que os testes forem aprovados, será imediata a retomada dos exames.

Ela lembra que peças como a ampola não são facilmente encontradas à pronta-entrega, e mesmo assim, a resposta da empresa contratada, em Itajaí, foi de menos de duas semanas. O processo de instalação desse tubo é rigoroso, pois requer controle de temperatura e umidade. Leonardo pontua que a cada procedimento, testes são realizados, pois qualquer não conformidade compromete diretamente a qualidade da imagem, a vida útil do tubo e resulta em riscos para pacientes e operadores.

A secretária de Saúde de Penha, Regiane Basso, explica que a retomada dos exames se dará pelo atendimento aos já agendados – há uma demanda de cerca de 100 pacientes. A expectativa é positiva, pois é possível proceder até 30 exames ao dia. A eliminação da demanda abre espaço para novos exames que surgirem na lista – porém, as urgências serão devidamente avaliadas e liberadas também para exame, caso a situação requeira.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS