sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/06/2019 | 17:39

Rede Municipal de Ensino realizará o 1º Simulado Prova Brasil

A data do 1º Simulado Prova Brasil foi definida. A prova será na próxima segunda (01) e terça-feira (02). Todas as turmas dos 5º e do 9º anos, de 41 unidades escolares com 4.800 alunos do Ensino Fundamental do Município participarão do simulado. O objetivo é avaliar o nível dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, além de ser um preparatório para a prova do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, antigo IDEB, que deve ser realizada entre outubro e novembro deste ano pelo Governo Federal.

“Será a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação realizará o simulado em todas unidades de Ensino Fundamental da Rede. Caberá a cada escola definir em quais dias serão aplicadas as provas para cada ano”, salienta a diretora de Ensino Fundamental Jacqueline Nadir Rebelo Rosa.

Para os quintos anos, as provas serão divididas em quatro blocos de 11 questões cada, sendo dois de Matemática e dois de Língua Portuguesa. Já para os nonos anos, as provas, também com quatro blocos, terão um total de 13 questões, por bloco. Os alunos terão um tempo de até 25 minutos para resolver as questões de cada um dos quatro blocos, totalizando 1h40 de prova.

“Para a elaboração desse simulado, contamos com o envolvimento dos profissionais das próprias escolas. Dos 9º anos foram 38 professores de Língua Portuguesa e 32 de Matemática. Já dos 5º anos foram 51 professores de Língua Portuguesa e Matemática, que se envolveram em todo o processo. Contamos, ainda, com cinco profissionais de Informática do Município, que foram os responsáveis pela formatação de todo Simulado”, afirma a diretora de Ensino Fundamental.

Depois da realização das provas do 1º Simulado, a equipe administrativa de cada unidade será a responsável pela correção e divulgação do número de acertos das turmas. Esses dados deverão ser encaminhados ao Departamento de Ensino Fundamental (DEF) do Município, para que sejam avaliados os resultados.

“É muito importante recebermos os dados para que possamos verificar se há alguma fragilidade no ensino fundamental e o que pode ser melhorado até a prova do SAEB- que é realizada de dois em dois anos, para avaliar o nível da educação fundamental de todos os municípios brasileiros”, finaliza Jacqueline Rosa.

Um segundo simulado também será realizado pelo Município, antes da realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A data já está definida e será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e seguirá os mesmos moldes desse primeiro simulado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS